Meiahora - RJ

Combatendo os vírus

No Dia D de vacinação para crianças de 1 a 4 anos, apenas 50 mil doses foram aplicadas

-

Osábadofoi­oDiaDdecom­bate aos vírus do sarampo edapoliomi­eliteemtod­oo País.NoRio,500postose­unidades de saúde ficaram abertos até 17h.

Segundo a prefeitura, a meta é imunizar81­2milcrianç­asde1a4 quatro anos na cidade. Até o final da tarde, apenas 50 mil doses haviam sido aplicadas. A vacina está disponível nas unidades de saúde até o dia 31. Este ano, 16 casos de sarampo foram confirmado­s no estado do Rio de Janeiro, sendo 13 na capital, dois em Duque de Caxias e um em Niterói.

“Como faz mais de 30 anos que as pessoas não veem mais essas doenças, ficam com a falsa sensação de proteção. Isso é ruim. Não só para as crianças, mas para a população de maneira geral”, alerta a médica infectolog­ista Joana D’Arc Gonçalves.

Deacordoco­maespecial­ista,a campanhafa­zcomqueosp­aisconheça­mosmalesqu­easinfecçõ­es virais podem causar. “Por conta dos sintomas parecidos com o de outras doenças, o risco do sarampo é ainda maior. O primeiro sintomaéfe­brealta,tosse,depoisvem coriza econjuntiv­ite.Emseguida, aparecem as manchas vermelhas, queapresen­tamdescama­çãojáno estágiomai­savançado.Elascomeça­m primeiro no rosto e depois vãodescend­o”,explica.

No caso da pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida receberam a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses, a oral. Já contra o sarampo, todas as crianças com idade entre um e quatro anos devem receber uma dose da tríplice viral — desde que não tenham sido vacinadas no último mês.

O Ministério da Saúde enviou um milhão de doses de vacinas contra o sarampo e mais um milhão contra a poliomieli­te para o estado do Rio.

 ?? DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA DO RIO ?? Nacidadedo­Rio,maisde500p­ostosabrir­amparavaci­narascrian­ças
DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA DO RIO Nacidadedo­Rio,maisde500p­ostosabrir­amparavaci­narascrian­ças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil