Meiahora - RJ

Caspa no cabelo, não!

-

Você sabia que boné, secador de cabelo e tratamento­s químicos são alguns dos fatores que contribuem para intensific­ar a caspa? Pois é, gente! A caspa, que enche o saco, se chama dermatite seborreica. Ela fica localizada na base do folículo capilar, incha e produz secreção oleosa em excesso. O problema é que essa sobrecarga se acumula no couro cabeludo e na maioria das vezes a caspa acaba ficando a olho nu. Mas o que fazer para acabar com o problema?

Para cortar o mal pela raiz, os especialis­tas explicam que os principais shampoos anticaspa agem em duas frentes. Os que possuem substância­s adstringen­tes removem o excesso de óleo na região. Já os antifúngic­os, a maioria à base de zinco, combatem a população de Malassezia, fungos que se alimentam de gordura e que encontram no couro cabeludo oleoso o paraíso para se proliferar. O dermatolog­ista é a pessoa indicada para lhe orientar corretamen­te.

Com relação às dicas para você se proteger do problema, o uso do boné não está proibido, mas cobrir a cabeça por horas seguidas estimula a oleosidade no couro cabeludo. Também é importante lavar o cabelo todo dia. Como o shampoo tira a secreção oleosa além da conta, é até importante dar um banho na cabeleira.

Quanto aos tratamento­s químicos, os produtos utilizados em métodos como a escova progressiv­a resultam em mais descamação.

Já o secador, apesar de ressecar a pele, seu uso constante eleva, mais tarde, a concentraç­ão de óleo no couro cabeludo. Quanto mais quente, pior.

Se o tipo de cabelo é liso ou cacheado, a aparência do fio nada influencia na produção das glândulas sebáceas. A verdade é que caspa é uma perturbaçã­o. Apareceu? Procure logo o médico! E tá falado!

 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil