Meiahora - RJ

Morre Kofi Annan, ex-ONU

Ganense foi Nobel da Paz de 2001

- GENEBRA, SUÍÇA

Oex-secretário-geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz Kofi Annan morreu aos 80 anos, informou ontem sua fundação, com sede em Genebra, na Suíça.

“Com imensa tristeza, a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas e Prêmio Nobel da Paz, faleceu sem sofrimento neste sábado, 18 de agosto, depois de uma breve enfermidad­e”, anunciou a fundação, em um comunicado.

Nascido em Gana, Annan se tornou o primeiro negro a assumir o comando da ONU, tendo sido secretário-geral da organizaçã­o de janeiro de 1997 a dezembro de 2006.

Segundo a agência suíça ATS, Annan morreu em um hospital da parte alemã da Suíça, país que escolheu para viver.

Pouco após o anúncio do faleciment­o, o atual secretário-geral da ONU, o português Antonio Guterres, manifestou pesar e chamou Annan de uma “força que guiava para o bem”. Já o governo de Gana decretou luto oficial de uma semana, a partir da próxima segunda-feira.

Durante seu mandato na ONU, Annan enfrentou o difícil período da guerra no Iraque. Ao deixar o cargo, ele foi considerad­o um dos dirigentes mais popularesd­aONU.ONobeldaPa­z,que conquistou­juntamente­comaorgani­zação, veio em 2001 por seus esforços“em favor de um mundo mais organizado e mais pacífico”.

 ?? AFP ?? Annan: líder popular da ONU
AFP Annan: líder popular da ONU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil