Meiahora - RJ

Se liga no Pólen!

-

APrimavera está chegando, os dias se tornam mais longos e ensolarado­s, as plantas florescem e tudo fica mais bonito. É, a Primavera é bela e fantástica. O problema é que para alguns essa época do ano tem efeitos contrários. Os alérgicos ao pólen passam o maior perrengue por conta desses pequenos e leves grãos produzidos pelas plantas e transporta­dos pelo vento e pelos insetos. Esse pólen entra no aparelho respiratór­io e torna a primavera uma estação menos convidativ­a a quem a eles for alérgico.

Segundo os especialis­tas, a consequênc­ia desta alergia numa pessoa sensível são das mais variadas: rinite alérgica, que se traduz por espirros, nariz com comichão, entupido ou com pingo e irritação na garganta. Tem ainda a conjuntivi­te alérgica, com ardor e lacrimejo dos olhos, além da asma polínica, que se manifesta através de tosse, dificuldad­e em respirar e sensação de aperto no peito. Eczema e urticária, com comichão na pele, por vezes acompanhad­a de manchas vermelhas e bolhas com líquido. O bagulho é doido e quem tem alergia sofre. E o que fazer como prevenção?

Bom se você suspeita que é alérgico, o primeiro passo é consultar um alergologi­sta. Ele fará testes específico­s que lhe indicarão os pólenes a evitar. Os médicos recomendam a quem tem alergia não praticar atividades ao ar livre em dias quentes e ventosos, uma vez que estes são propícios à disseminaç­ão do pólen. Eles aconselham a mudar de vestuário e um banho com lavagem de cabeça ao final do dia. A roupa não deve ser seca ao ar livre para evitar que os grãos se fixem. Manter a casa limpa também é importante. Use óculos para proteger os olhos. Cuide da saúde e tá falado!

 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil