Meiahora - RJ

JOGOS ESTUDANTIS PARA RETOMAR A HEGEMONIA

-

Apartir de amanhã, começam as disputas de futsal nos jogos estudantis de Duque de Caxias. A cerimônia de abertura da competição, que está na sua 49ª edição, ocorreu na última terça-feira, na vila olímpica do município. Luiz Felipe Costa dos Santos, na foto ao lado, foi o responsáve­l por carregar a tocha olímpica. Aluno do 3º ano do Ensino Médio do colégio Loide Martha, ele também é atleta de natação. Até novembro, a competição irá reunir 46 escolas numa disputa que pode mobilizar até 6 mil atletas nas categorias sub-14 e sub-17 em modalidade­s como handebol, vôlei, basquete, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez e o próprio futsal.

Historicam­ente, a competição serve como base para formar as equipes para os Jogos da Baixada. Neste ano, a responsabi­lidade é ainda maior. Principal campeão na história do evento, Caxias acumula 13 conquistas em 21 edições. Mas o desempenho recente preocupa. Nova Iguaçu levou o troféu para casa em 2016 e 2018. Aliás, neste ano, o município ficou em terceiro lugar. A medalha de prata foi para Queimados, a surpresa da última edição.

Agora, a estratégia é concentrar os esforços na descoberta de novos talentos. Segundo Dermeval Dias, coordenado­r-técnico dos jogos estudantis, a ideia é aliar a revelação de atletas com o projeto de iniciação esportiva na cidade. “Como sempre, o nosso objetivo é descobrir novos talentos. É o caminho para retomar a hegemonia nos Jogos da Baixada. Mas o município também precisa se reestrutur­ar para fortalecer as equipes. Nos últimos anos, esse trabalho deixou a desejar”, reconhece Dermeval Dias, coordenado­r-técnico dos jogos estudantis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil