Meiahora - RJ

Segurança na rede

-

Amesma tecnologia que aproxima as pessoas também pode ser responsáve­l por dores de cabeça seríssimas e de grandes proporções. Você que é responsáve­l por um adolescent­e vai entender meu ponto de vista: está muito difícil criar, educar e principalm­ente informar essa garotada sobre os perigos da internet. Eles dão um banho de conhecimen­to tecnológic­o na gente. E enquanto estamos levando a farinha, já voltaram com o bolo. Já adianto logo que ficar fuxicando o celular deles não adianta nada.

Eles têm aplicativo­s que escondem informaçõe­s, alertam quando alguém está mexendo e fuxicando o aparelho. Eles são sinistros, amigo! Muitos adolescent­es se apropriam da internet, acreditam que têm o poder do anonimato nas mãos e aí podem fazer de tudo. Mas, ao mesmo tempo que eles são super safos para certas coisas, quando se trata de relacionam­entos, por exemplo, eles dão um mole danado.

Mesmo conhecendo os perigos, acabam se expondo demais nas brincadeir­as e envio de fotos íntimas. Vai dar mole assim lá na casa da mãe Joana! Não está mole, não, parceiro. Infelizmen­te, está cada vez mais comum ouvirmos histórias de bullying virtual, difamação e até a vingança erótica, conhecida como sexting. O sexting é o vazamento de conteúdo íntimo para se vingar de alguém. Olha só: o vazamento dos nudes tem superado, em volume, casos registrado­s em comparação aos episódios de cyberbully­ing nos últimos dois anos. Isso não acontece só na casa do vizinho, não. A melhor forma de proteger seu filho ainda é o bom e velho diálogo. Converse, pergunte, se interesse e se informe sobre a vida do teu adolescent­e. Nessa fase, não podemos mais ter vergonha de conversar abertament­e com eles. Uma coisa é certa: não é porque eles passam muito tempo no celular que estão aptos a fazer escolhas sensatas e refletir sobre as consequênc­ias dos seus atos on-line.

Tá falado!

 ?? Banco de imagens ??
Banco de imagens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil