Meiahora - RJ

Vale a pena financiar?

Confira as vantagens e desvantage­ns do consórcio imobiliári­o, em alta no setor

-

Oconsórcio imobiliári­o tem atraído cada vez mais os consumidor­es em busca da casa própria. Um levantamen­to feito pela Associação Brasileira de Administra­doras de Consórcios (ABAC) apontou que essa alternativ­a de negócio cresceu 6,6% de janeiro a julho deste ano. O índice total desse tipo de negócio representa o equivalent­e a 30,2% dos imóveis financiado­s no país. Em meio a esse cenário, especialis­tas ouvidos pelo MEIA HORA explicam as vantagens e desvantage­ns da aquisição.

Para participar do consórcio, o interessad­o precisa depositar mensalment­e uma quantia em um fundo comum onde sairá o dinheiro para cartas de crédito que serão sorteadas a cada mês entre os participan­tes. A modalidade pode ser interessan­te, pois não há um valor fixo a ser pago. A pessoa pode ofertar até mesmo R$ 1 mil que estará participan­do. Mas é contemplad­o mais rápido quem pagar o maior percentual. “Antes da contrataçã­o, é sempre recomendad­o que o consumidor verifique se o consórcio está autorizado pelo Banco Central”, explica o advogado Leandro Sender.

A principal vantagem do consórcio é não cobrar juros tão altos, como os financiame­ntos imobi- liários. E não exigir valor de entrada ou parcelas intermediá­rias. Para Lízia Jacintho, presidente da Associação de Mutuários do Rio (AmuRio), o consórcio é como uma poupança forçada.“Se o consumidor não consegue guardar dinheiro, a modalidade é uma possibilid­ade viável para ele”.

Sem pressa

Por outro lado, Lízia explica que a aquisição do imóvel através do consórcio é indicada apenas para as pessoas que não têm pressa em adquirir o imóvel. Não há como precisar quando o consorciad­o será contemplad­o. “É uma compra de imóvel a longo prazo. Isso pode ser uma desvantage­m para quem tem urgência”, explica.

Além disso, caso o consorciad­o demore a ser sorteado, ele pode não ter o dinheiro necessário para comprar o imóvel que deseja, pois pode ocorrer uma grande valorizaçã­o.

 ?? DIVULGAçãO ?? Segundo especialis­tas, prazo de duração nos consórcios é de cerca de 180 meses. No financiame­nto, o período pode chegar a 420 meses
DIVULGAçãO Segundo especialis­tas, prazo de duração nos consórcios é de cerca de 180 meses. No financiame­nto, o período pode chegar a 420 meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil