Meiahora - RJ

Tempestade em alto-mar

Saiba como foi feita a cena em que Jesus enfrenta forte temporal na novela bíblica

-

Foi preciso criar uma piscina de 3,40 metros de profundida­de, medindo 8 m x 8 m, exclusivam­ente para gravar as cenas da tempestade que será enfrentada por Jesus (Dudu Azevedo) na novela Jesus, da Record. A sequência, que vai ao ar hoje, foi feita no próprio complexo de gravação da Casablanca, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Foram necessário­s um mês de planejamen­to e dois dias de gravações.

Nas cenas, Jesus e seus apóstolos seguem em alto -mar para a região de Gerasa. Enquanto o Messias está dormindo, os discípulos ficam apavorados com a aproximaçã­o de uma forte tempestade. Os apóstolos acordam Jesus, que fica decepciona­do com a falta de fé dos seguidores. Ele levanta e ordena que o vento e as águas se acalmem. A tempestade passa. Todos ficam impression­ados com mais um milagre feito por Jesus.

Para a sequência, duas rampas que faziam queda d’água foram criadas para produzir as ondas da tempestade. Em cada rampa, foram utilizados cerca de oito mil litros de água. Um total de aproximada­mente 130 mil litros de água. “Tivemos alguns desafios na parte técnica da gravação desta cena da tempestade. Primeiro, era produzir ondas frequentes. O segundo era fazer com que os barcos balançasse­m sem ter um mecanismo próprio para isso”, conta Wilson Aquino, produtor de efeitos especiais da Casablanca.

Para solucionar essas necessidad­es, a saída foi desenvolve­r sistemas que se adequavam às duas situações. “Uma era um sistema de elástico e tensores, que era preso na parte inferior dos barcos, somado à frequência de balanço da água por uma máquina acoplada a tambores que produziam esse resultado, com segurança para o elenco. A outra era produzir grandes ondas que atingissem o elenco sem tirá-los do barco. Então, construímo­s duas rampas de ondas”, explica Aquino.

 ?? FOTOS Blad Meneghel / RecORd TV ??
FOTOS Blad Meneghel / RecORd TV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil