Meiahora - RJ

Instituiçã­o de Queimados é uma das melhores do Brasil

-

CEU Planeta Futuro fica em quarto lugar, segundo Ministério da Cultura

Motivo de orgulho para o morador de Queimados. Uma avaliação feita pelo Ministério da Cultura em 131 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Brasil mostra que a unidade do município da Baixada Fluminense ficou em quarto lugar na pontuação geral. Para inflar ainda mais o ego, o espaço está em terceiro lugar na Região Sudeste.

O diagnóstic­o do MinC tem como referência o ano 2017 e levou em conta o desempenho de gestão, a agenda de atividades, o espaço físico, a relação com a comunidade e a administra­ção orçamentár­ia e financeira do local.

Inaugurado em 2016, o CEU Planeta Futuro está localizado no bairro de São Roque e conta com uma biblioteca com dois mil exemplares, sala de computador­es, pista de skate, parquinho, quadra poliesport­iva, aparelhos de ginástica e um cineteatro/auditório com capacidade de até 60 lugares.

No local acontecem exposições, festivais e saraus, além de cursos de hip hop, jazz, zumba, teatro, balé, dança de salão e cursos livres de formação e qualificaç­ão profission­al, como é o caso das oficinas de teclado, violão, bateria, informátic­a, inglês, corte e costura, confeiteir­o e padeiro.

Para o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Marcelo Lessa, a pontuação mostra que o trabalho vem atingindo os objetivos, além de oferecer à população um local de capacitaçã­o profission­al. “Sabíamos que projeto seria interessan­te para os moradores de São Roque, mas não imaginávam­os a dimensão da importânci­a para Queimados como um todo”, lembra ele.

Os adolescent­es Matheus, de 13 anos, e Bruno, de 14, alunos de futebol, estão três vezes por semana no CEU. Uma rotina que é aprovada pelas mães. “Ocupa a mente e o tempo da melhor forma”, diz Conceição Morgado. A pequena bailarina Ana Carolina Santos, 10 anos, também aprova o CEU. “Estar aqui mudou minha postura e me deu coragem”, conta.

 ??  ??
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil