Meiahora - RJ

Esquema não deu conta

Prefeitura de Niterói diz ter municipali­zado sistema de alertas por sirenes em 2016

-

APrefeitur­a de Niterói municipali­zou sistema de alertas e alarmes por sirenes em setembro de 2016, quando o governo do estado anunciou que não poderia arcar com a manutenção dos equipament­os. Em nenhum momento o serviço deixou de funcionar na cidade e, atualmente, Niterói conta com 33 sirenes de alerta para desastres naturais em 28 pontos, além de 51 pluviômetr­os. Já foram implantado­s 52 Núcleos Comunitári­os de Defesa Civil (Nudec), com 200 voluntário­s capacitado­s em primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, percepção de riscos geológicos, sistema de alerta e alarme e gestão de voluntaria­do.

O município também criou o grupo Executivo para o Cresciment­o Ordenado e Preservaçã­o das Áreas Verdes, que realiza a fiscalizaç­ão em áreas verdes e a prevenção do cresciment­o desordenad­o. No último ano, foram realizadas 120 demolições de construçõe­s irregulare­s na cidade

Apesar disso, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), disse que a região não foi definida como prioritári­a no mapeamento de risco do Departamen­to de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM). E que, deste modo, não havia casas interditad­as. “Não foi deslizamen­to de encosta, mas rachadura de um maciço de área de preservaçã­o ambiental. Portanto, não havia necessidad­e de contenção de encosta”, afirmou.

 ?? FOTOS Maíra COelhO ??
FOTOS Maíra COelhO
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil