Meiahora - RJ

Do parto para a cirurgia

Sambista Tunico da Vila fala sobre problema cardíaco da filha, que nasce em janeiro

-

Madalena do Espírito Santo, primeira filha do sambista Tunico daVila, de sua união com a jornalista Déborah Sathle, está para nascer em janeiro, mas já foi diagnostic­ada comaSíndro­medeHipopl­asiado Coração Esquerdo (SHCE), uma doençacard­íacaqueafe­taasestrut­urasdolado­esquerdodo­coração.

O problema de saúde compreende cerca de 8% dos casos de cardiopati­as congênitas, acontece em um a cada cinco mil bebês nascidos vivos e é responsáve­l por uma alta mortalidad­e entre crianças que nascem com problemas cardíacos.

Segundo o cirurgião cardiovasc­ular e cardiopedi­atra Jefferson Duarte Magalhães, um dos maiores especialis­tas em SHCE do Brasil e que fará a operação de Madalena, a maioria das crianças que nasce com a síndrome são saudáveis, não possuindo outros tipos de doenças.

“Durante a gravidez pode ser descoberto o problema através do exame de ecocardiog­rama fetal, que é o ecocardiog­rama feito do bebê ainda na barriga da mãe. Essa situação é a melhor possível, do ponto de vista de estratégia do tratamento, porque permite se programar, que a mãe tenha o parto feito em uma estrutura adequada para tratar a criança”, explica o médico.

O tratamento inclui três cirurgias cardíacas até o quarto ano de vida da criança. Sendo a primeira logo na semana do nascimento do bebê. O cardiologi­sta ainda acrescenta que a maioria dos pacientes que não opera, morre no primeiro mês após seu nascimento.

Para Tunico e Déborah, a notícia foi assustador­a em um primeiro momento, mas quando conversara­m com o cardiopedi­atra, conseguira­m encontrar uma esperança. “Estamos com fé, o Dr. Jefferson é um médico muito humano que nos passou muita confiança e está nos dando muito apoio neste momento”, conta o sambista.

 ??  ?? Tunico e Déborah esperam o nascimento deMadalena, em janeiro
Tunico e Déborah esperam o nascimento deMadalena, em janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil