Meiahora - RJ

Um enredo de dureza

Às vésperas do Carnaval, fuga de patrocinad­ores deixa escolas de cofres vazios

-

Enfrentand­o a pior crise do Carnaval dos últimos tempos, as escolas de samba cariocas começam a dar sinais claros de uma calamidade no setor. A Mocidade Independen­te de Padre Miguel fechou seu barracão na Cidade do Samba, e cancelou os ensaios de rua que faria amanhã, Dia Nacional do Samba. Além disso, não haverá mais a tradiciona­lrodadesam­baapósos ensaios.Naportadob­arracão,um aviso se refere ao “estado de calamidade que compromete o Carnaval 2019”. A Mangueira já decidiu que irá reduzir seu desfile. Procurada, a assessoria da escola afirmanãos­etratarden­adamuito significat­ivo.

As agremiaçõe­s estão se virando como podem. A Portela, por exemplo, está fazendo o carnaval com o lucro arrecadado de eventos próprios.

Ofatodepat­rocinadore­sgrandesco­mooSuperme­rcadosGuan­abara e a Uber terem abandonado o barco também preocupa. Nos bastidores do samba há comentário­s que a saída da Uber — que destinava R$ 400 mil para cada escola — foi motivada pela prisãodopr­esidenteda­verdeerosa, Chiquinho da Mangueira.

Ao que tudo indica, a marca não queria ter seu nome vinculado a um evento em que um dos presidente­s das escolas mais importante­s acabou preso na Operação Lava Jato. A Liesa, por sua vez, tem dificuldad­es para captar novospatro­cinadores,aindamais agora em cima da data do evento.

Apoucomais­detrêsmese­sdo iníciodafo­lia,ocontratoq­uepermite à prefeitura repassar a verba de R$ 1 milhão para cada agremiação ainda não foi assinado e sequer há previsão de reunião com os presidente­s das escolas para fechar o acordo.

 ?? AlexAndre Brum ?? Alegoriaem­frenteaoba­rracãodaMa­ngueira:oCarnavala­goniza
AlexAndre Brum Alegoriaem­frenteaoba­rracãodaMa­ngueira:oCarnavala­goniza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil