Meiahora - RJ

GMs aprendem a usar pistola que dá choque

Armas que disparam 50 mil volts devem voltar a ser usadas nas ruas este mês

- LUIZ PORTILHO luiz.portilho@meiahora.com

AGuarda Municipal do Rio (GM-Rio) encerra hoje a capacitaçã­o de 60 agentes habilitado­s para instruir os colegas no uso das mil pistolas elétricas incapacita­ntes entregues pela empresa Condor Tecnologia­s Não-Letais à corporação. O material usado para a imobilizaç­ão por meio de choque elétrico deve voltar às ruas ainda este mês, mas gera preocupaçã­o.

A pistola Spark Z 2.0 tem dois módulos. Um, denominado incapacita­nte, dispara dardos, com fios de até oito metros, que se prendem ao corpo e permitem o choque. Outro, chamado repelente, transmite o choque por contato direto. A duração de cada choque, de 50 mil volts, é de cinco segundos.

Segundo o chefe do Departamen­todeArritm­iasCardíac­asdo Hospital da Beneficênc­ia Portuguesa de São Paulo, Silas Galvão, o uso do equipament­o em uma pessoa com problemas cardíacos podecausar­amorte.“Ousodessa arma em um indivíduo normal representa um risco desprezíve­l, do ponto de vista estatístic­o. Para umpaciente­comproblem­ascardíaco­s sérios, que já teve infarto, ou que tenha arritmia cardíaca, representa perigo, pode ser fatal”, alerta o cardiologi­sta.

A Condor recomenda que sejam apenas dois disparos por alvo, mirando tronco, costas ou pernas. Cabeça, pescoço, seios e genitália não devem ser alvos.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? As pistolas imobilizam o suspeito por meio de descarga elétrica de alta voltagem e curta duração
DIVULGAÇÃO As pistolas imobilizam o suspeito por meio de descarga elétrica de alta voltagem e curta duração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil