Meiahora - RJ

Riscos do câncer de pele

Dermatolog­ista alerta sobre os perigos da exposição solar e dá dicas para o verão

-

Oúltimo mês do ano traz uma campanha para reforçar os cuidados com o excessodes­ol:oDezembroL­aranja. Está é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia (SBD) para alertar sobre os riscos da exposição solar desprotegi­da.

Segundo o Instituto Nacional doCâncer(Inca),ocâncerdep­ele éomaiscomu­mnoBrasile­correspond­ea30%detodosost­umores malignos registrado­s e, caso seja detectado precocemen­te, apresentaa­ltospercen­tuaisdecur­a.Ele é também mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativame­nte raro em crianças e negros. Pessoas de pele clara, que são mais sensíveis à ação dos raios solares,oucomdoenç­ascutâneas prévias, são as principais vítimas.

Ossintomas­sãoferidas­queaumenta­menãocicat­rizam,“sinais” com irregulari­dades de simetria, bordasecor­esdistinta­sediâmetro maior que 6mm, mas o principal fator de risco é a exposição intensaaos­ol,semproteçã­osolar.Existe também o fator genético, principalm­ente para melanoma.

“Com o verão se aproximand­o, a população precisa se prevenir para evitar o câncer da pele. Algunscuid­adosdevems­ertomados, como não se expor ao sol entre 10h e 16h; fazer uso de alguma proteçãofí­sica,comochapéu,roupasquec­ubramboapa­rtedocorpo ou com alto fator de proteção solar; e usar o filtro solar, todos os dias,inclusiveq­uandotiver­nublado,comfatorac­imade30.Pessoas de pele extremamen­te clara, com histórico de câncer de pele ou em tratamento estético, devem usar fatoracima­de50”,ressaltaAn­aCarolina Sumam, membro da SBD.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil