Meiahora - RJ

Novos caminhos das águas do rio São Francisco

Transposiç­ão de um dos rios mais importante­s do país muda a vida de milhões de brasileiro­s

-

Com obras paradas há anos, o projeto de transposiç­ão do Rio São Francisco, um dos maiores e mais importante­s rios do país, foi priorizado pelo Governo Federal nos últimos anos. Através do Programa Avançar, também do Governo, esta obra de grandes dimensões está levando água para áreas semiáridas do Brasil e trazendo esperança para muitas famílias que sofriam com a seca. Quatro estados estão sendo contemplad­os: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com cerca de 8,1 milhões de pessoas beneficiad­as.

O projeto de Integração do Rio São Francisco prevê o deslocamen­to de parte das águas do rio para áreas secas em outras regiões. A ação foi dividida em duas etapas. A primeira é o Eixo Leste, que possui 217 km e que foi inaugurada em março de 2017 e já abastece mais de 1 milhão de pessoas em 32 municípios nos estados de Pernambuco e Paraíba. A segunda etapa é o Eixo Norte, que foi dividida em três metas e vai beneficiar 7,1 milhões de pessoas de 223 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A transposiç­ão faz com que, na prática, pessoas que antes não tinham acesso ao abastecime­nto de água agora têm outra perspectiv­a e não sofrem mais com racionamen­tos e com a seca típica do nordeste. Com as duas etapas concluídas, a previsão é que a água do Rio São Francisco corra por todos os canais ainda neste ano de 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil