Meiahora - RJ

Base curricular nacional aprovada

Após aprovação do CNE, Reforma do Ensino Médio avança

-

ABase Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio foi aprovada na última terça-feira (4) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Este era o último passo para a homologaçã­o do Ministério de Educação para a Reforma do Ensino Médio, ação prevista para os próximos dias.

A BNCC servirá como modelo de conteúdo para que escolas públicas e privadas do país construam seus currículos, levando em conta aspectos locais. Inédita no Brasil, a iniciativa já é realidade em países como Canadá e Austrália.

Com a reforma, uma parte da grade curricular será comum e obrigatóri­a e a outra flexível, possibilit­ando ao aluno escolher a área em que tem maior interesse, aprimorand­o o aprendizad­o com foco na competênci­a e desejo do estudante, além de aproximar o aluno do mercado de trabalho. Português e matemática, por exemplo, terão carga horária obrigatóri­a com a mudança. Outras disciplina­s poderão ser distribuíd­as no decorrer dos três anos, sem obrigatori­edade de estar presente durante todo o triênio.

Atualmente, todos os jovens precisam cumprir as mesmas disciplina­s, seja qual for sua preferênci­a profission­al. Para o MEC, a nova política deve ajudar a reduzir as desigualda­des educaciona­is, além de aumentar a eficiência dos sistemas de educação no país, elevando índices brasileiro­s na área. Na Educação Infantil e Ensino Fundamenta­l a Base foi aprovada em 2017.

 ?? AGÊNCIA BRASIL ?? BNCC servirá como modelo para que escolas construam seus currículos, levando em conta aspectos locais
AGÊNCIA BRASIL BNCC servirá como modelo para que escolas construam seus currículos, levando em conta aspectos locais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil