Sus­pei­ta de pes­te em SG

Bac­té­ria que pro­vo­ca pes­te bubô­ni­ca é de­tec­ta­da em mu­lher

Meiahora - RJ - - GERAL -

Uma pa­ci­en­te, de 57 anos, in­ter­na­da no Hos­pi­tal Luiz Pal­mi­er, em São Gon­ça­lo, na Re­gião me­tro­po­li­ta­na do Rio, foi di­ag­nos­ti­ca­da com a pre­sen­ça da bac­té­ria Yer­si­nia pes­tis, cau­sa­do­ra da pes­te bubô­ni­ca. A mu­lher es­tá no iso­la­men­to pa­ra evi­tar dis­se­mi­na­çã e seus exa­mes se­rão re­a­va­li­a­dos pe­la Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fi­o­cruz), que po­de de­fi­nir o di­ag­nós­ti­co exa­to. O re­sul­ta­do da no­va aná­li­se de­ve­rá ser di­vul­ga­do em uma se­ma­na. Em no­ta, a pre­fei­tu­ra de São Gon­ça­lo es­cla­re­ceu que não há ris­co de surto da do­en­ça na ci­da­de.

A mu­lher deu en­tra­da no Pron­to So­cor­ro Cen­tral de São Gon­ça­lo no dia 22 de de­zem­bro, com in­su­fi­ci­ên­cia car­día­ca e foi en­ca­mi­nha­da pa­ra in­ter­na­ção. A mu­lher tev o qua­dro agra­va­do e apre­sen­tou sin­to­mas com­pa­tí­veis com a do­en­ça, se­gun­do os mé­di­cos, após uma sé­rie de exa­mes de san­gue e se­cre­ções.

Se­gun­do a pre­fei­tu­ra de São Gon­ça­lo­a­pa­ci­en­te­es­tá­sen­do­tra­ta­da­co­man­ti­bió­ti­co­se­te­ma­com­pa­nha­men­to es­pe­ci­al.

Uma equi­pe do Con­tro­le de Zo­o­no­ses da Vi­gi­lân­cia Am­bi­en­tal foi até a ca­sa da mu­lher re­a­li­zar a ins­pe­ção de pra­gas e ro­e­do­res pa­ra evi­tar o sur­gi­men­to de ani­mais in­fec­ta­dos, mas não en­con­trou ne­nhu­ma evi­dên­cia da pre­sen­ça da bac­té­ria.

A pes­te bubô­ni­ca, tam­bém co­nhe­ci­da co­mo Pes­te Ne­gra’, é uma do­en­ça trans­mi­ti­da por meio de uma bac­té­ria pre­sen­te em ra­tos. A con­ta­mi­na­ção é fei­ta por pul­gas que pi­cam o ani­mal in­fec­ta­do e de­pois os hu­ma­nos.

A do­en­ça foi res­pon­sá­vel pe­la mor­te de mais de 100 mi­lhões de pes­so­as, na Eu­ro­pa, na Ida­de Mé­dia.

DIVULGAÇÃO

A mu­lher es­tá in­ter­na­da no Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal Luiz Pal­mi­er

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.