Co­zi­nha agre­ga fun­ções

Em imó­veis me­no­res, cô­mo­do pre­ci­sa es­tar or­ga­ni­za­do pa­ra fa­ci­li­tar o dia a dia

Meiahora - RJ - - CASA&REFORMA - MA­RI­NA CAR­DO­SO

Com o aden­sa­men­to po­pu­la­ci­o­nal e imó­veis ca­da vez me­no­res,aco­zi­nha­a­cu­mu­lou fun­ções.além do es­pa­ço pa­ra a pre­pa­ra­ção de re­fei­ções, o am­bi­en­te pas­sou a aco­mo­dar a área de ser­vi­ço. Pa­ra abri­gar tan­ta fun­ção, o lu­gar de­ve ser prá­ti­co. Por is­so, os mo­ra­do­res de­vem pres­tar aten­ção a ca­da de­ta­lhe na con­cep­ção­do­es­pa­ço,des­de­a­dis­tri­bui­ção das áre­as até o pla­ne­ja­men­to dos mó­veis do am­bi­en­te.

O pon­to de par­ti­da pa­ra não er­rar de­ve ser o layout da co­zi­nha. Por ser um lu­gar de gran­de mo­vi­men­ta­ção, o pla­ne­ja­men­to dos mó­veis ga­ran­te fun­ci­o­na­li­da­de e evi­ta o pe­ri­go de es­bar­rões ou aci­den­tes. Es­pe­ci­a­lis­tas in­di­cam, no mí­ni­mo, um me­tro de pas­sa­gem, pa­ra que o mo­ra­dor pos­sa cir­cu­lar com con­for­to até mes­mo quan­do as por­tas do for­no ou da ge­la­dei­ra es­ti­ve­rem aber­tas.

Ou­tro pon­to im­por­tan­te é pen­sar na dis­po­si­ção de mó­veis e ele­tro­do­més­ti­cos. Se­gun­do a ar­qui­te­ta Da­ni­e­le Okuha­ra, o mo­ra­dor­de­ve­com­bi­nar­be­ma­sá­re­as de ar­ma­ze­na­men­to, pre­pa­ro e co­zi­men­to.“é pre­ci­so le­var em con­ta a tri­an­gu­la­ção dos três itens prin­ci­pais: fogão, cu­ba e ge­la­dei­ra.a ideia é que es­ses ele­men­tos fi­quem pró­xi­mos, tor­nan­do o dia a dia mais prá­ti­co”, diz Da­ni­e­le.

Po­rém, ex­pli­ca a ar­qui­te­ta, o mo­ra­dor não pre­ci­sa se pren­der a uma sequên­cia li­ne­ar, em que os mó­veis fi­cam na mes­ma pa­re­de e for­mam um cor­re­dor. É pos­sí­vel in­ves­tir na dis­tri­bui­ção em ‘U’ — ca­da ele­men­to fi­ca dis­pos­to em uma pa­re­de. Ou em ‘L’, em que dois ele­men­tos fi­cam na mes­ma pa­re­de e o ou­tro na la­te­ral.

FOGÃO, CU­BA E GE­LA­DEI­RA PRE­CI­SAM

ES­TAR PRÓ­XI­MOS NO

AM­BI­EN­TE

DIVULGAÇÃO

Ma­te­ri­ais re­sis­ten­tes, de fá­cil lim­pe­za e re­sis­ten­tes à água são os mais in­di­ca­dos pa­ra a co­zi­nha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.