Car­ro trans­mi­te da­dos em tem­po re­al por meio de um chip

Meiahora - RJ - - AUTOPEÇAS -

••AS tec­no­lo­gi­as atu­ais de as­sis­tên­cia ao mo­to­ris­ta, as­sim co­mo os fu­tu­ros veí­cu­los autô­no­mos, usam sen­so­res que ba­si­ca­men­te ‘ve­em’ o que es­tá ao re­dor. Se­gun­do a Ford, o CV2X apri­mo­ra es­sa ca­pa­ci­da­de, per­mi­tin­do que os veí­cu­los tam­bém‘es­cu­tem’e‘con­ver­sem’ com os de­mais, com os pe­des­tres e com a in­fra­es­tru­tu­ra viá­ria. Is­so po­de ser com­pa­ra­do à ca­pa­ci­da­de hu­ma­na de com­bi­nar vi­são e au­di­ção pa­ra se ori­en­tar nos es­pa­ços

Por­mei­o­deum­chip­de­com­pu­ta­dor, o veí­cu­lo com­par­ti­lha da­dos em tem­po re­al e re­ce­be in­for­ma­ções que per­mi­tem ‘ver’ nas cur­vas e iden­ti­fi­car ob­je­tos que es­tão fo­ra do al­can­ce dos seus sen­so­res e câ­me­ras. O sis­te­ma per­mi­te tam­bém en­vi­ar aler­tas atu­a­li­za­dos de obras, en­gar­ra­fa­men­tos e aci­den­tes, dan­do­a­o­mo­to­ris­ta­a­op­ção­de­es­co­lher o me­lhor ca­mi­nho.

In­fra­es­tru­tu­ra

A co­mu­ni­ca­ção C-V2X com a in­fra­es­tru­tu­ra ur­ba­na — co­mo se­má­fo­ros e pla­cas de trân­si­to — per­mi­te que o car­ro re­ce­ba in­for­ma­ções pa­ra ro­dar com mais li­ber­da­de e se­gu­ran­ça. Um se­má­fo­ro, por exem­plo, po­de aler­tar quan­do vai fi­car ver­de ou ver­me­lho e se há ris­co de avan­çar no si­nal fe­cha­do.“es­sa tec­no­lo­gia faz par­te da nos­sa vi­são de for­ne­cer veí­cu­los mais in­te­li­gen­tes em um mun­do re­ple­to de no­vas pos­si­bi­li­da­de tec­no­ló­gi­cas”, afir­ma Bu­tler.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.