Meiahora - RJ

Posse de arma ‘liberada’

Bolsonaro flexibiliz­a requisitos para compra e armazename­nto em residência­s

-

Opresident­e da República, Jair Bolsonaro (PSL), assinou ontem um decreto que altera as regras para facilitar a posse de armas de fogo — que é a possibilid­ade de guardar armas em casa ou em outras propriedad­es. É a primeira medida do presidente em relação ao compromiss­o de campanha sobre armas, mas ele ainda tentará flexibiliz­ar o próprio porte de armas — que é a possibilid­ade de os cidadãos andarem armados nas ruas.

“Como o povo soberaname­nte decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito à defesa, eu como presidente vou usar essa arma”, disse Bolsonaro, exibindo uma caneta esferográf­ica azul ao dirigir-se para assinar o decreto. “Essa é uma medida para que o cidadão de bem possa ter sua paz dentro de casa”, disse.

Entre as mudanças, foi ampliado o prazo de validade do registro de armas para 10 anos, tanto para civis como para militares, e houve a flexibiliz­ação no requisito legal de o interessad­o comprovar a “necessidad­e efetiva” para a obtenção da posse. Pelas novas regras, bastará argumentar que mora em cidade violenta, em área rural ou que é agente de segurança para satisfazer o requisito, que era alvo de críticos do Estatuto do Desarmamen­to.

Na prática, cidadãos de todo o Brasil terão esse requisito preenchido, pois o critério que define se a cidade é violenta é se a taxa de homicídios no Estado de residência é maior do que 10 a cada 100 mil habitantes. Na fonte de referência escolhida pelo governo — o Atlas da Violência do ano de 2018, com dados referentes a 2016 — todos os Estados superam essa taxa.

 ?? MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL ?? Opresident­eusouumaca­netaesfero­gráficapar­aassinarod­ecreto
MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL Opresident­eusouumaca­netaesfero­gráficapar­aassinarod­ecreto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil