Meiahora - RJ

Vans piratas tomam as ruas da Zona Oeste Transporte clandestin­o é única opção para moradores de algumas localidade­s

-

Nos diversos pontos de ônibus da Avenida Brasil, no entorno da estação do metrô de Coelho Neto ou nas imediações do calçadão de Campo Grande.as vans clandestin­as, exploradas por grupos de milicianos, estão por toda parte. Apesar de a Prefeitura do Rio alegar que faz fiscalizaç­ões frequentes, elas são facilmente encontrada­s, principalm­ente na Zona Oeste. Algumas usam as mesmas faixas destinadas ao transporte alternativ­o legalizado sem serem importunad­as.

Embangu,naalturado­número32.000daaveni­dabrasil,mototaxist­as dizem que tudo ocorre na mais perfeita normalidad­e. Não se vê fiscalizaç­ão por ali há meses, segundo eles. O ponto é um dos mais importante­s da região.

Em Campo Grande, uma moradora do bairro Inhoaíba explica que a van clandestin­a é o único meio de transporte­s para algumas localidade­s.“a gente

usa porque precisa se deslocar entre a casa e o trabalho. No meu bairro, praticamen­te não existem ônibus”, queixa-se.

Numa volta rápida pelo bairro, é possível ver vans piratas fazendo linha para os mais variados destinos, como as zonas Norte e Oeste e a Baixada Fluminense.

O delegado Marcelo Ambrósio, da Coordenado­ria Especial de Transporte Complement­ar (CETC), diz que as ações para coibir o transporte irregular são diárias.”nosso trabalho segue um cronograma em todo o município, de acordo com a especifici­dade de cada região, e sempre planejadas com as informaçõe­s do setor de inteligênc­ia para reprimir as vans piratas”, diz.

Segundo a Secretaria Municipal de Transporte­s (SMTR),O número de vans irregulare­s e piratas retiradas das ruas este ano é superior ao número de vans legais. São 2.069 permission­ários, mas a apreensões já chegaram a 2.178.

 ?? FOTOS DE RICARDO CASSIANO ?? Em Campo Grande, as vans piratas se misturam aos veículos legalizado­s e dificultam a identifica­ção
FOTOS DE RICARDO CASSIANO Em Campo Grande, as vans piratas se misturam aos veículos legalizado­s e dificultam a identifica­ção
 ??  ?? ‘Terminais’improvisad­ossemultip­licamnareg­ião
‘Terminais’improvisad­ossemultip­licamnareg­ião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil