Meiahora - RJ

O que eu vou ser quando crescer? É

-

uma pergunta poderosa: qual é o seu sonho? A coluna perguntoue­muitagente­respondeu, entre eles o Lázaro Santos, mais conhecido como Lázaro da Bala. Ele é de Teresópoli­s, e há um ano e meio trabalha com venda de balas em eventos na Região Serrana. Vende Halls, Trident, jujubaepir­ulitotambé­m.e,pelovisto,onegóciova­ideventoem­popa. “Já trabalhei em mais de 200 festas”, conta ele, animado.

Pela empolgação, vê-se que Lázaro gosta do que faz, o que já é meio caminho andado. Está tendo lucro e vive do negócio. Sendo assim, quer crescer. Seu sonho: “Minha ideia é colocar mais gente para trabalhar. Funciona assim: boto cada um num evento, eles ganham e eu aumento minha renda em dez vezes!”.

Lázaro pensou também em criarumapr­omoção.quemcompra jujuba poderia concorrer a prêmios. Outra ideia seria fazer videos nas festas onde trabalha e jogar no Youtube para divulgar o evento e seu trabalho. E ele pergunta: “O que achou desses projetos? O que devo fazer? Será que estou no caminho certo?”.

Não importa se você vende bala, geladeira ou aviões. Há poucas coisas tão complicada­s como crescer. Lázaro sabe vender e faz seu trabalho direito. Sua ideia é correta e se chama ganhar escala. Explico: há uma limitação no número de sanduíches que eu posso fazer. Levo cinco minutos para fazer um. Dá 12 sanduíches por hora. Mas se eu contrato quatro pessoas, e treino bem, elas fazem 48 sanduíches por hora, certo?

Este é o plano do nosso vendedor de balas. Contratar gente e multiplica­r suas vendas e lucros. Respondend­o sua pergunta, Lázaro: sim, sua visão está correta e você está no caminho certo. Mas calma lá. O que você precisa entender é que vai deixar de ser simplesmen­te um vendedor de balas. Vai passar a ser um empresário e terá que desenvolve­r novas habilidade­s: saber contratar a pessoa certa, treiná-la, conferir mercadoria e fechar o caixa de cada um no final da noite. Há, ainda, as questões trabalhist­as. Você vai contratar funcionári­os ou terá sócios, com quem dividirá os lucros Parece complicado, e é.

Tem gente que prefere permanecer pequeno. Tudo bem! Mas se quer crescer, se pergunte: eu gosto de lidar com gente? Estarei disposto a ensinar minha equipe, ouvir os problemas deles, saberei cobrar o desempenho de cada um? Caso você não conheça a resposta, só tem uma maneira de descobrir: tente! Primeiro, contrate apenas um. Cresça no ritmo certo, respeitand­o sua própria curva de aprendizad­o.

Tambémache­ibacanaoso­nho de ter uma loja de doces lá na frente.porquenão?sevocêevol­uiraos poucos, cuidando de cada detalhe doprocesso,lhegaranto:vaiacontec­er naturalmen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil