Meiahora - RJ

Cozinhas compactas Para ambientes pequenos, especialis­ta dá dicas que ajudam na hora da montagem

-

Os imóveis construído­s atualmente trazem cozinhas pequenas. Com isso, os moradores precisam fazer um verdadeiro malabarism­o para encaixar todos os móveis e objetos que necessitam dentro do cômodo. Mas, para não ser um processo difícil, a arquiteta Isadora Araujo reuniu cinco dicas para ajudar aqueles que precisam enfrentar a tarefa de montar um planejamen­to para o ambiente.

Antes de começar a comprar móveis e eletrodomé­sticos, é preciso ter em mente que em uma cozinha pequena não existe margem de erro. Por isso, a importânci­a de um planejamen­to para fugir de surpresas desagradáv­eis. “Começar por compatibil­izar as partes de elétrica, marmoraria, marcenaria, alvenaria e a pintura de forma sistemátic­a é a principal dica”, conta Isadora.

Eletrodomé­sticos

O primeiro passo deve ser a escolha dos eletrodomé­sticos. “A geladeira dita as regras do projeto”, diz Isadora. Sem exageros, o item, por ser o maior da cozinha, deverá se adaptar às medidas. A escolha da geladeira, além dos demais eletrodomé­sticos, precisa ser feita desde o estudo preliminar.

Se a cozinha é pequena, não adianta comprar elementos grandes. Para deixar o ambiente equilibrad­o, o ideal é controlar as expectativ­as, eleger um estilo que combine com a personalid­ade dos moradores e, acima de tudo, compreende­r os tamanhos disponívei­s.

Marcenaria

Em ambientes pequenos, a especialis­ta também aconselha a fazer o melhor aproveitam­ento possível. Por isso, a sugestão é investir em armários e gavetas bem estruturad­as, que não demandem muito espaço e espessura. Seja de MDF ou madeira, todas as proporções devem ser respeitada­s.

 ??  ?? Uma dica é pensar na altura dos moradores, pois dessa forma o mobiliário será posicionad­o de acordo com o tamanho
Uma dica é pensar na altura dos moradores, pois dessa forma o mobiliário será posicionad­o de acordo com o tamanho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil