Meiahora - RJ

Confrontos em manifestaç­ões PM reprime manifestan­tes pró- democracia

-

Odomingo foi marcado por protestos seguidos de confusão em algumas capitais brasileira­s. No Rio, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se reuniram na orla da Praia de Copacabana com camisas amarelas e bandeiras do Brasil. O grupo, que carregava cartazes contra o STF, entrou em confronto com militantes do coletivo antifascis­ta do Flamengo que foram às ruas fazer frente ao protesto pró- governo.

O deputado federal Daniel Silveira, do PSL, acompanhou a manifestaç­ão e publicou imagens nas redes sociais. Pelo vídeo, é possível ouvir a conversa de Daniel com um PM, que pede para ele manter distância do isolamento, mas diz que mandou os colegas irem até o grupo de opositores para queimar uma faixa com a frase: ‘ Democracia Rubro- Negra’.

Ainda assim, ao contrário do que aconteceu com o primeiro grupo, os torcedores, que estavam em menor número, foram reprimidos pelos policiais, que usaram bombas de gás na dispersão. Questionad­a, a PM informou que duas pessoas foram conduzidas à 12 ª DP e que “os agentes fizeram uso progressiv­o da força desde a verbalizaç­ão até o uso de armamento de menor potencial ofensivo”.

Doutora em Antropolog­ia e pesquisado­ra do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administra­ção Institucio­nal de Conflitos, a advogada Izabel Nuñez diz que os protestos são resultado do caos político atual. “É lamentável que estejamos sendo obrigados a conciliar uma crise política com uma crise de saúde pública. O próprio presidente instiga o conflito interno”, avalia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil