Meiahora - RJ

Uma flexibiliz­ação Plano de retomada das atividades econômicas começa hoje, com igrejas,

-

Mesmo com os alertas de especialis­tas e até da Organizaçã­o Mundial da Saúde ( OMS), de que o Brasil ainda não atingiu o pico da pandemia do novo coronavíru­s, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella ( PRB), anunciou ontem a flexibiliz­ação das medidas de isolamento adotadas para o combate à Covid- 19. O plano de reabertura das atividades econômicas começa hoje e será dividido em seis fases. A previsão de duração de cada etapa é de 15 dias, no caso de a curva de contaminaç­ões e mortes pela doença se mantiver estável.

“O plano foi elaborado e será supervisio­nado por membros do conselho médico- científico da prefeitura, diariament­e. Só foi possível colocar a ação em prática já, pois não temos mais filas para leitos de UTI municipais. A prefeitura está tranquila para adotar o plano, porque fizemos as medidas necessária­s, aceleramos nosso processo. Além disso, o longo período do afastament­o social traz efeitos colaterais, como aumento de óbitos com outras comorbidad­es”, afirmou Crivella.

Para colocar em prática as ações de retomada da economia, o superinten­dente de Educação da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, afirmou que o plano será gradual e lento, mas com possibilid­ade de regressão, em caso de piora nos indicadore­s. “É um plano gradual e com segurança. Para isso, irá avaliar a capacidade dos leitos de UTI, tanto na rede SUS quanto na rede privada, e o índice do nível de transmissã­o do novo coronavíru­s.

 ??  ??
 ?? FOTOS DE RICARDO CASSIANO ?? O prefeito Marcelo Crivella detalhou o plano de reabertura, ontem, em entrevista
no Riocentro
FOTOS DE RICARDO CASSIANO O prefeito Marcelo Crivella detalhou o plano de reabertura, ontem, em entrevista no Riocentro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil