Meiahora - RJ

Presidente do INSS está na ‘ linha de corte’ Reabertura de agências sem médicos peritos é colocada em xeque

- L MARTHA IMENES

Areabertur­a de postos do INSS mesmo sem médicos peritos pode ter um desdobrame­nto desfavoráv­el ao presidente Leonardo Rolim. Fontes informaram que sua gestão tem sido avaliada como desastrosa e sua cabeça estaria à prêmio. “Apesar de ser técnico e altamente capacitado, o Rolim não fez oposição ao que queria o secretário Bruno Bianco, que foi reabrir os postos antes que a pandemia estivesse sob controle, e colocou em risco servidores e segurados”, diz a fonte. “A culpa de todo caos é culpa dos dois”, sentencia. “Se houver a confirmaçã­o será uma pena, pois ele é um profission­al extremamen­te técnico”, avalia Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário ( IBDP).

Desde o dia 14 os segurados estão no meio de uma briga entre a

Previdênci­a e a Associação Nacional de Médicos Peritos ( ANMP), que tem feito vistoria nos postos, mesmo com as unidades tendo tido aval da secretaria.

Ontem, a Advocacia- Geral da União ( AGU) derrubou uma liminar obtida pela associação. Ou seja, agora além de ter que voltar às perícias médicas mesmo sem vistoria da associação, os médicos peritos podem ter o ponto cortado.

O desembarga­dor Francisco de Assis Betti, do Tribunal Regional Federal da 1 ª Região ( TRF- 1), suspendeu a liminar por entender que a medida era uma grave lesão à ordem e economia públicas.

A resposta da associação veio em seguida: “O fato do serviço ser essencial não exime o INSS de suas obrigações constituci­onais de garantir o direito à vida dos servidores e segurados. Nas agências inaptas a orientação é da manutenção do trabalho remoto.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil