Meiahora - RJ

Mais leitos para Covid

Hospital Ronaldo Gazolla reativa 50 leitos e prefeito diz que meta é ‘ zerar a fila’

-

APrefeitur­a do Rio anunciou ontem a abertura de 50 novos leitos — além dos 80 que foram disponibil­izados na terça- feira —, totalizand­o 130 reativados, no Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento da Covid- 19 no Rio. Agora, a unidade passa a funcionar com 380 leitos. Segundo o município, o objetivo é “zerar a fila” para os pacientes em busca de vagas em enfermaria­s para tratar os efeitos do coronavíru­s. O prefeito Eduardo Paes ( DEM) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, visitaram ontem de manhã a unidade de Acari, na Zona Norte.

“Agora é olhar pra frente. Zerar a fila é uma expressão complexa, porque tem todo o tempo gente entrando, mas ninguém fica mais de 24 horas à espera na fila”, afirmou o prefeito.

Sobre a vacina, Eduardo Paes manteve a confiança de ter o primeiro vacinado do Rio em 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. “Expectativ­a a gente tem, mas vamos aguardar o Plano Nacional de Imunização, que deve ser anunciado em breve, já que eles estão avaliando para até o fim de janeiro começar a vacinação”, afirmou.

Para o prefeito, os novos leitos da enfermaria trazem tranquilid­ade aos cariocas. “A gente consegue fazer um atendiment­o muito mais adequado. A população pode ter tranquilid­ade, é claro, tomando todos os cuidados para não contrair a doença, mas se as pessoas contraírem a doença, elas vão ter o tratamento adequado na rede pública municipal”, declarou.

De acordo com o prefeito, os novos leitos abertos são uma tentativa de retomar os 2,2 mil inativos na rede municipal. “Os leitos que nós abrimos estavam fechados”, disse Paes.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Eduardo Paes esteve ontem no Hospital Ronaldo Gazolla, onde anunciou a reativação de 50 leitos
ESTEFAN RADOVICZ Eduardo Paes esteve ontem no Hospital Ronaldo Gazolla, onde anunciou a reativação de 50 leitos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil