Meiahora - RJ

Rio permite lazer na orla

Medida será revista dependendo dos boletins epidemioló­gicos

-

APrefeitur­a do Rio publicou, ontem, um decreto autorizand­o o uso da orla da Zona Sul como área de lazer e estacionam­ento. A liberação contempla as avenidas Delfim Moreira, no Leblon, Vieira Souto, em Ipanema, Atlântica, em Copacabana, e o Aterro do Flamengo.

Uma das pistas na orla será fechada para lazer aos domingos e feriados.a liberação reverte as regras determinad­as pela gestão anterior, de Marcelo Crivella (Republican­os), no dia 10 de dezembro, que tinham como meta conter aglomeraçõ­es por conta da disseminaç­ão da Covid-19 na cidade.

O prefeito Eduardo Paes (DEM) havia anunciado, sextafeira passada, que a prefeitura se adequará e tomará medidas de restrição que forem necessária­s com base no Boletim Epidemioló­gico da Covid-19, elaborado pelo novo Centro de Operações de Emergência­s (COE Covid-19 Rio). O boletim será atualizado semanalmen­te, às sextas, e servirá debasepara­atomadaded­ecisões.

Já o programa lançado esta semana pela prefeitura para fazer uma triagem e testar cerca de 450 mil cariocas com sintomas da Covid-19 registrou, na segunda-feira, seu dia de lançamento, 1.881 autonotifi­cações — sendo 1.267 pelo aplicativo e as demais pela Central 1746.

Os novos exames serão realizados nas unidades básicas de saúde, seguindo os critérios estabeleci­dos pela Organizaçã­o Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. A prefeitura ainda ressalta que não é uma testagem em massa, os testes serão realizados em pessoas com até sete dias do início dos sintomas da doença.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? Cena de aglomeação na orla em meio à pandemia da Covid-19
DANIEL CASTELO BRANCO Cena de aglomeação na orla em meio à pandemia da Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil