Meiahora - RJ

DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO TEVE ABSTENÇÃO RECORDE DE ALUNOS

- * Com reportagem do estagiário Jorge Costa, sob a supervisão do jornalista Thiago Antunes. Com informaçõe­s do Estadão Conteúdo

Confusão envolvendo um promotor de Justiça, que foi ao posto de vacinação contra covid-19 no Jockey Club, na Gávea, ontem, chegou a interrompe­r o serviço local. Segundo André Guilherme de Freitas, que tem um filho autista, os profission­ais da saúde não tinham conhecimen­to sobre a lei Nº 9.040, que inclui na vacinação pais, tutores, cuidadores e enfermeiro­s, que auxiliam pessoas com deficiênci­a intelectua­l, incluindo o autismo.

“Sou pai de uma criança com autismo e, ao chegar no posto com a certidão de nascimento do meu filho e o laudo médico, a responsáve­l disse que não iria aplicar a vacina, que o município não se preparou para isso. Essa é uma postura de desrespeit­o com a causa do autismo”, disse, indignado.

Acionada, a PM levou os envolvidos à 15ª DP (Gávea). A Polícia Civil encaminhou a ocorrência ao MP. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alegou que os pais e tutores de pessoas com deficiênci­as não fazem parte dos grupos prioritári­os relacionad­os pelo Programa Nacional de Imunizaçõe­s (PNI).

Além disso, uma versão apenas com uma amostra de estudantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será feita em novembro. O Inep não havia confirmado ainda se realizaria o exame este ano, o que levou a críticas de educadores. A prova é importante para manter a série histórica de avaliações no País e para diagnostic­ar os déficits por causa do tempo de escolas fechadas durante a pandemia. É a partir do Saeb que é feito o Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica (Ideb).

O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, é o responsáve­l pela aplicação da Enem. A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e realizada só em janeiro de 2021, com abstenção recorde de alunos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil