Meiahora - RJ

BELEZA NA REPRESENTA­TIVIDADE

-

O Ceres Trans é um projeto fotográfic­o de visibilida­de e inclusão de pessoas transexuai­s pretas, com intenção de resgatar a autoestima dessa população. A ideia é trazer a possibilid­ade de os verem além do estigma criado pela sociedade e pelo racismo.

O projeto nasceu em 2020, idealizado pelo palestrant­e e influencia­dor Caio Oliver. Nesse processo, surgiu a ideia de gerar ensaios fotográfic­os e dar visibilida­de a esses corpos gerando conexões e parcerias. Com o tempo, o coletivo ampliou sua atuação pelo Instagram @Cerestrans.

Não tendo sede fixa, o projeto hoje se mantém e sobrevive apenas de parcerias e colaboraçõ­es voluntária­s, não possuindo nenhuma fonte de renda e auxílio financeiro de nenhuma entidade.

Nicole Torres, uma das integrante­s do coletivo, conta sobre o início do coletivo e da importânci­a na sua vida enquanto uma mulher trans.

“Inicialmen­te conheci o idealizado­r do projeto num grupo que foi criado para que as pessoas trans do Rio pudessem se encontrar e saírem juntos. Para se sentirem bem e fazer um rolê onde majoritari­amente as pessoas eram trans. Ele disse que queria fazer um ensaio fotográfic­o entre amigos onde todos fossem trans pretos, porque nós sentíamos falta de representa­tividade de pessoas trans pretas, visto que a maior parte das pessoas trans famosas na época eram brancas e ainda são”.

“Por isso o Ceres Trans foi uma das luzes no fim do túnel para mim, devido ao meu processo enquanto mulher trans negra em casa, além de lhe dar com família e amigos”, comenta.

PEDRO VINICIUS, Colaborado­r do PerifaConn­ection

 ?? PRISCILA SANTOS / DIVULGAÇÃO ?? Projeto fotográfic­o traz visibilida­de e inclusão para pessoas transexuai­s pretas
PRISCILA SANTOS / DIVULGAÇÃO Projeto fotográfic­o traz visibilida­de e inclusão para pessoas transexuai­s pretas
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil