Meiahora - RJ

Pra ver o sol bri O FIM DO A

- DANILLO PEDROSA

Bichos- papões do continente nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras farão um duelo com clima de decisão logo na terceira rodada do Brasileirã­o, hoje, às 16h, no Allianz Parque. Com 100% de aproveitam­ento, o Mengão tem a chance de abrir seis pontos de distância para seu principal concorrent­e e se consolidar como favorito ao título.

O duelo particular é tão importante que o Verdão fez questão de receber o Rubro- Negro no seu estádio, com parte da arquibanca­da fechada, apenas dois dias depois de um show do grupo Soweto no local. Das últimas seis edições do Brasileiro, cinco foram para um dos rivais ( três pro Porco e duas pro Fla). Das últimas cinco Libertador­es, cada um levou duas.

Neste ano, a rivalidade tem um ingredient­e a mais. Se um dos dois clubes conquistar o Brasileirã­o, vai se isolar como maior campeão do torneio na era moderna - desde 1971 -, com nove títulos. Por enquanto, cada um tem oito, mas o Palmeiras chega a 12 com a unificação do Robertão e da Taça Brasil. E caso um deles ganhe a Liberta, vai se tornar o primeiro clube do país a ser tetra.

Apesar da luta acirrada por taças, o gramado sintético do Allianz Parque não tem impedido o Flamengo de arrancar seus pontinhos na casa do adversário. A última derrota por lá foi em 2017 ( 2 a 0) e, desde então, foram duas vitórias e dois empates no estádio. Por outro lado, os paulistas têm levado a melhor em decisões: ganharam a final da Liberta de 2021 e a Supercopa do ano passado, enquanto o Fla venceu nos pênaltis a Supercopa de 2021.

A rivalidade entre Flamengo e Palmeiras está acirrada nos bastidores. Antes de a bola rolar, o presidente do Fla, Rodolfo Landim, e a do Palmeiras, Leila Pereira, aumentaram a tensão para o confronto com declaraçõe­s polêmicas. Começou quando Landim ironizou a pressa do adversário em jogar no Allianz Parque, que não pôde receber o duelo do Verdão com o Internacio­nal ( derrota por 1 a 0) por causa do show do Soweto, sexta- feira.

“Porque o Palmeiras jogou ontem ( quarta) e perdeu, mas perdeu em Barueri, não perdeu no gramado sintético. Com a gente eles vão querer jogar lá no gramado sintético, né? ( risos) A gente sabe que tem uma desvantage­m”, disse o mandatário rubro- negro.

Leila Pereira, que tem rixa antiga com Landim, não deixou barato: “Que eu me lembre, ganhamos a Libertador­es de 2021 e a Supercopa de 2023, contra o Flamengo, em campo de grama natural, não é?”, indagou, com ironia.

RUBRO- NEGRO NÃO PERDE NO ESTÁDIO DO VERDÃO DESDE 2017: DUAS VITÓRIAS E TRÊS EMPATES

 ?? FOTO: CESAR GRECO/ PALMEIRAS ?? Abel Ferreira nunca venceu o Fla em jogos de Campeonato Brasileiro: quatro derrotas e três empates
FOTO: CESAR GRECO/ PALMEIRAS Abel Ferreira nunca venceu o Fla em jogos de Campeonato Brasileiro: quatro derrotas e três empates

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil