VA­RI­E­DA­DES

Mente Curiosa - - EDITORIAL - CON­SUL­TO­RI­AS Bri­an Bel­lan­di da Cunha e Sil­va, mé­di­co es­pe­ci­a­li­za­do em psiquiatria; El­len Mo­ra­es Sen­ra, psi­có­lo­ga e es­pe­ci­a­lis­ta em te­ra­pia cog­ni­ti­vo-com­por­ta­men­tal

De acor­do com o Ma­nu­al Di­ag­nós­ti­co e Es­ta­tís­ti­co de Do­en­ças Men­tais V (DSM-V) e o Có­di­go In­ter­na­ci­o­nal de Do­en­ças (CID-10), o trans­tor­no bi­po­lar po­de ser clas­si­fi­ca­do em 4 ti­pos. São eles:

• Trans­tor­no bi­po­lar ti­po 1:

o in­di­ví­duo apre­sen­ta epi­só­di­os de ma­nia que cos­tu­mam du­rar ao me­nos se­te di­as e fa­ses de hu­mor de­pri­mi­do que po­dem per­sis­tir por du­as se­ma­nas a vá­ri­os me­ses. Em am­bas fa­ses, os sin­to­mas são acen­tu­a­dos, pro­vo­can­do al­te­ra­ções no com­por­ta­men­to e na con­du­ta do pa­ci­en­te, po­den­do com­pro­me­ter re­la­ções pes­so­ais e o de­sem­pe­nho pro­fis­si­o­nal.

• Trans­tor­no bi­po­lar ti­po 2:

existe uma al­ter­nân­cia en­tre os epi­só­di­os de de­pres­são e os de hi­po­ma­nia (es­ta­do de ma­nia mais le­ve, com eu­fo­ria, ex­ci­ta­ção, oti­mis­mo e, em al­guns ca­sos, agres­si­vi­da­de). Es­te ti­po acar­re­ta me­nos prejuízos no com­por­ta­men­to e ati­vi­da­des do pa­ci­en­te.

• Trans­tor­no bi­po­lar não es­pe­ci­fi­ca­do ou mis­to:

ca­rac­te­ri­za-se pela su­per­po­si­ção ou al­ter­nân­cia dos sin­to­mas de­pres­si­vos e eu­fó­ri­cos em um es­pa­ço de tem­po mais cur­to. Os sin­to­mas, ape­sar de su­ge­ri­rem o di­ag­nós­ti­co da bi­po­la­ri­da­de, não são su­fi­ci­en­tes nem em nú­me­ro, nem em tem­po de du­ra­ção pa­ra clas­si­fi­cá-la em ti­po 1 ou 2.

• Trans­tor­no ci­clo­tí­mi­co:

é o qua­dro mais le­ve do dis­túr­bio, mar­ca­do por os­ci­la­ções de hu­mor que po­dem ocor­rer no mes­mo dia. O pa­ci­en­te al­ter­na sin­to­mas de hi­po­ma­nia e de de­pres­são le­ve que po­dem ser con­fun­di­dos com um jei­to de ser “ins­tá­vel” ou com “al­tos e bai­xos”. De for­ma ge­ral, an­te­ce­de sin­to­mas eu­fó­ri­cos e de­pres­si­vos mai­o­res.

| FO­TOS is­tock/getty Images

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.