O BRA­SIL NA ROTA DAS FEI­RAS DE VI­NHO

Menu - - Mundovinho -

A Wi­ne South Ame­ri­ca (WSA) saiu na fren­te. Em­ba­la­dos pe­lo su­ces­so de sua pri­mei­ra edi­ção, re­a­li­za­da na úl­ti­ma se­ma­na de se­tem­bro, em Bento Gon­çal­ves (RS), seus or­ga­ni­za­do­res anun­ci­a­ram que a pró­xi­ma fei­ra ocor­re­rá na úl­ti­ma se­ma­na de se­tem­bro de 2019. Nos mes­mos mol­des da WSA des­te ano, o úl­ti­mo dia do even­to coin­ci­di­rá com a Ava­li­a­ção Na­ci­o­nal de Vi­nhos, a mai­or de­gus­ta­ção do Bra­sil, pro­mo­vi­da pe­la As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Enó­lo­gos (ABE). A ava­li­a­ção, tra­di­ci­o­nal no ca­len­dá­rio, reú­ne mil pes­so­as pa­ra de­gus­tar os me­lho­res vi­nhos e ba­se de es­pu­man­tes de ca­da sa­fra. A coin­ci­dên­cia da da­ta ga­ran­te ao even­to um pú­bli­co que en­ten­de e gos­ta de vi­nho.

Pa­ra a es­treia, o mo­de­lo da WSA deu cer­to. A Mi­la­nez & Mi­la­ne­ze, re­pre­sen­tan­te no Bra­sil da Vi­ni­taly, a mai­or fei­ra de vi­nhos ita­li­a­nos, re­a­li­za­da em Ve­ro­na, trou­xe o seu mo­de­lo de ex­po­si­ção pa­ra o co­ra­ção da in­dús­tria vi­ní­co­la bra­si­lei­ra. Reu­niu 250 mar­cas de vi­nho, con­cen­tra­das em pou­co me­nos de cem vi­ní­co­las, que in­ves­ti­ram em es­tan­tes bo­ni­tos, bem decorados. A mai­o­ria dos pro­du­to­res gaú­chos apa­re­ceu no even­to, e o pú­bli­co, di­vul­ga­do em 6 mil pes­so­as, pres­ti­gi­ou. Seu mai­or di­fe­ren­ci­al foi o pro­je­to com­pra­do­res, que con­tou com pro­fis­si­o­nais de dez paí­ses, co­mo Chi­le, Pe­ru, Es­ta­dos Uni­dos, Es­pa­nha e Rús­sia; além de re­pre­sen­tan­tes dos 25 es­ta­dos bra­si­lei­ros. To­dos es­ta­vam in­te­res­sa­dos em re­a­li­zar ne­gó­ci­os com as vi­ní­co­las ex­po­si­to­ras e mais de 400 reu­niões fo­ram re­a­li­za­das.

Ago­ra o fo­co é pa­ra 2019, com du­as gran­des fei­ras de vi­nho pre­vis­tas pa­ra o se­gun­do se­mes­tre no Bra­sil. Além da se­gun­da edi­ção da WSA, ha­ve­rá a es­treia da ProVi­no - Fei­ra Pro­fis­si­o­nal de Vi­nhos e Des­ti­la­dos, mar­ca­da pa­ra os di­as 15 e

17 de ou­tu­bro, no Ex­poT­ran­sa­me­ri­ca, em São Pau­lo, e que tam­bém con­ta com um so­bre­no­me de pe­so. A ProVi­no é or­ga­ni­za­da pe­la Em­me Bra­sil, em­pre­sa que há dez anos re­pre­sen­ta as fei­ras da Me­me Düs­sel­dorf (leia-se ProWein) no Bra­sil e que, pa­ra es­sa fei­ra, se as­so­ci­ou a Ch­ris­ti­an Bur­gos, só­cio da Edi­to­ra In­ner. A di­fe­ren­ça é que a Provi­no se­rá re­a­li­za­da em São Pau­lo, lon­ge dos prin­ci­pais pro­du­to­res na­ci­o­nais, mas no cen­tro do con­su­mo e dos ne­gó­ci­os do país.

Em co­mum, as du­as fei­ras con­tam com o apoio e a tec­no­lo­gia de ne­gó­cio dos or­ga­ni­za­do­res da Vi­ni­taly e da ProWein, res­pec­ti­va­men­te. A pri­mei­ra tem fo­co nos vi­nhos do país da Bo­ta – e já ha­via pre­sen­ça de ita­li­a­nos na pri­mei­ra edi­ção da WSA –, e a se­gun­da nos ne­gó­ci­os do vi­nho no âm­bi­to mun­di­al, já que a ProWein é a mais im­por­tan­te fei­ra de vi­nhos da atu­a­li­da­de. As du­as fei­ras pro­cu­ram ocu­par o es­pa­ço dei­xa­do pe­la Ex­po­vi­nis, que che­gou a ser o mai­or even­to da Amé­ri­ca La­ti­na, e foi des­con­ti­nu­a­do no iní­cio des­te ano. É de se per­gun­tar se há es­pa­ço pa­ra os dois even­tos anu­ais des­sa mag­ni­tu­de no pa­no­ra­ma bra­si­lei­ro. Mas a res­pos­ta fi­ca pa­ra o ano que vem, quan­do a or­ga­ni­za­ção da WSA e da ProVi­no es­ta­rá a ple­no va­por.

*A jor­na­lis­ta vi­a­jou a con­vi­te da Wi­nes of South Ame­ri­ca e da Ibra­vin

Ce­nas da Wi­ne South Ame­ri­ca, com pú­bli­co es­pe­ci­a­li­za­do e es­tan­des bem decorados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.