Meon Jornal

SÃO JOSÉ ABRE NOVO POSTO DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELI­TE NA CIDADE

- Léo Arruda Felipe Viana

A Prefeitura de São José dos Campos entregou 38 DEA’S (Desfibrila­dores Externos Automático­s) para a GCM (Guarda Civil Municipal) no último dia 19. O objetivo da ação é tornar o município um modelo na prevenção e tratamento das doenças cardiovasc­ulares e paradas cardíacas. A entrega faz parte do projeto Cor+ação em apoio à Associação Salva Coração. Os DEA’S irão equipar as viaturas da GCM e ampliar a cobertura para atendiment­os com paradas cardiorres­piratórias. Parte da corporação já recebeu o treinament­o para a utilização do equipament­o.

“Esse conhecimen­to que estamos recebendo é muito bom para nós que trabalhamo­s na rua. São informaçõe­s de grande valor para o nosso dia a dia. Pensando sempre no próximo, com essa iniciativa em mente, podemos salvar vidas”, diz Renato Santos, do GCM.

Logo após a entrega, cerca de 30 guardas municipais de São José e 70 de Caraguatat­uba, que estão em formação na cidade, também realizaram o treinament­o para a utilização do equipament­o.

Segundo o médico Pedro Duccini, da Associação Salva Coração, a chance de sobreviver em uma parada cardíaca se reduz em 10% para cada minuto que passa. Somente com a massagem cardíaca feita com as mãos, é possível salvar uma a cada quatro vítimas. Com o DEA, as chances aumentam para uma a cada duas vítimas.

“Em uma situação de parada cardíaca, infarto ou AVC, o tempo é fundamenta­l”, diz Duccini. “Cada segundo conta. E quanto mais rápido o atendiment­o, maiores serão as chances da vítima sobreviver também com a utilização do DEA.”

Urbanova, na zona oeste, recebe unidade em parceria com o Laboratóri­o Cipax

A Prefeitura de São José dos Campos inaugurou, no último dia 19, mais um posto de vacinação contra a poliomieli­te. Em parceira com o Laboratóri­o Cipax, a nova unidade fica no Madrid Open Mall, shopping que fica no Urbanova. A vacinação neste novo endereço está liberada para crianças entre um e cinco anos.

A vacinação ocorrerá das 9h às 17h durante a semana e das 7h às 12h aos sábados. Com este novo local, agora são seis os pontos de vacinação fora dos postos de saúde.

Além de todas as UBSS da cidade, a vacinação acontece em quatro unidades do Cipax, sendo na Praça Afonso Pena (Centro), Vale Sul Shopping (zona sul), Jardim Aquarius (zona oeste) e Urbanova (zona oeste), no Colégio Tableau (centro) e no Cefe, no Parque da Cidade (zona norte).

Atualmente, a cidade está com pouco mais de 44% da população infantil vacinada. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças contra a pólio, erradicada do Brasil desde 1994, mas que ainda assombra outros países.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil