Ti­ro­teio dei­xa 4 mor­tos na Bél­gi­ca

Ho­mem ata­ca e ma­ta du­as po­li­ci­ais per­to de uma ca­fe­te­ria, ati­ra con­tra mu­lher den­tro de car­ro e in­va­de es­co­la, on­de é mor­to após tro­car ti­ros com agen­tes da po­lí­cia

Metro Brazil (ABC) - - MUNDO - Leia mais no

A ci­da­de de Liège, na Bél­gi­ca, foi pal­co de um ti­ro­teio on­tem de ma­nhã que dei­xou, ao to­do, qua­tro mor­tos e dois fe­ri­dos. O ti­ro­teio ocor­reu por vol­ta das 10h30 (5h30 em Brasília), no cen­tro da ci­da­de, per­to de uma ca­fe­te­ria. O agres­sor, iden­ti­fi­ca­do co­mo Ben­ja­min Her­man, 36 anos, bel­ga, ata­cou du­as po­li­ci­ais com uma fa­ca, rou­bou uma de su­as ar­mas e de­pois as ma­tou a ti­ros. “Ele agre­diu por trás as du­as agen­tes com vá­ri­as fa­ca­das”, dis­se o Pro­cu­ra­dor do Reino, Phi­lip­pe Dui­li­eu.

Em se­gui­da, ma­tou uma jo­vem que es­ta­va den­tro de um car­ro es­ta­ci­o­na­do no lo­cal e se es­con­deu no Ins­ti­tu­to de En­si­no Waha, on­de foi mor­to após tro­ca de ti­ros du­ran­te a qual di­ver­sos ou­tros po­li­ci­ais fo­ram fe­ri­dos.

De acor­do com os jor­nais “Li­bre Bel­gi­que” e “La Der­niè­re Heu­re”, o agres­sor te­ria gri­ta­do “Al­lah Ak­bar” (“Deus é gran­de”), fra­se usa­da por ter­ro­ris­tas ex­tre­mis­tas is­lâ­mi­cos. O pri­mei­ro-mi­nis­tro da Bél­gi­ca, Char­les Mi­chel, dis­se que o res­pon­sá­vel pe­lo ti­ro­teio não era ra­di­ca­li­za­do. Ele te­ria cum­pri­do pe­na por cri­mes co­muns e era co­nhe­ci­do en­tre seus co­le­gas na pri­são por ado­tar com­por­ta­men­to mar­gi­nal.

As au­to­ri­da­des sus­pei­ta­vam de que ele te­ria se ra­di­ca­li­za­do nos cen­tros de de­ten­ção, mas, de acor­do com o pri­mei­ro-mi­nis­tro, o no­me de Ben­ja­min Her­man só apa­re­ce de ma­nei­ra in­di­re­ta em três dos­si­ês – dois re­la­tó­ri­os de Se­gu­ran­ça de Es­ta­do e um da po­lí­cia – que in­cluíam “ou­tras pes­so­as e ou­tras si­tu­a­ções”.

| FRAN­ÇOIS LE­NOIR / REUTERS

Ho­mem é con­so­la­do por po­li­ci­ais no lo­cal dos ti­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.