Im­pe­ra­dor Na­ruhi­to her­da tro­no ja­po­nês

As­cen­são ao Tro­no de Cri­sân­te­mo acon­te­ceu em ce­rimô­nia re­a­li­za­da de ma­nhã; pri­mei­ra par­te não po­de ser as­sis­ti­da pe­la im­pe­ra­triz nem por ou­tras mu­lhe­res da re­a­le­za

Metro Brazil (ABC) - - MUNDO -

O prín­ci­pe Na­ruhi­to as­su­miu ofi­ci­al­men­te on­tem co­mo no­vo im­pe­ra­dor do Ja­pão, após seu pai, Akihi­to, 85 anos, ab­di­car. “Ao as­cen­der ao tro­no, ju­ro que te­rei em pro­fun­da con­si­de­ra­ção o cur­so se­gui­do por Sua Ma­jes­ta­de o im­pe­ra­dor emé­ri­to (Akihi­to)”, dis­se Na­ruhi­to, que se com­pro­me­teu “agir de acor­do com a Cons­ti­tui­ção”.

A ce­rimô­nia so­le­ne de as­cen­são ao Tro­no do Cri­sân­te­mo ocor­reu de ma­nei­ra re­ser­va­da no Pa­lá­cio Im­pe­ri­al, em Tó­quio. Na­ruhi­to foi la­de­a­do pe­lo ir­mão e prín­ci­pe her­dei­ro, Akishi­no, du­ran­te a ce­rimô­nia, que du­rou cer­ca de cin­co mi­nu­tos.

Sua mu­lher, a im­pe­ra­triz Ma­sa­ko, não es­ta­va no re­cin­to, de acor­do com cos­tu

“Pro­me­to que sem­pre pen­sa­rei no po­vo e, ao mes­mo tem­po em que me apro­xi­mo de­le, cum­pri­rei mi­nhas fun­ções co­mo um sím­bo­lo do es­ta­do ja­po­nês e da uni­da­de do po­vo ja­po­nês” NA­RUHI­TO, IM­PE­RA­DOR DO JA­PÃO

mes que proí­bem a pre­sen­ça de mu­lhe­res da re­a­le­za, mas pe­la pri­mei­ra vez uma mu­lher as­sis­tiu ao acon­te­ci­men­to – Sat­su­ki Ka­taya­ma, que par­ti­ci­pa­va co­mo mem­bro do ga­bi­ne­te do pri­mei­ro-mi­nis­tro, Shin­zo Abe.

Ma­sa­ko, que usa­va um ves­ti­do bran­co até o chão e uma ti­a­ra, en­trou no re­cin­to pa­ra a se­gun­da par­te da ce­rimô­nia com as ou­tras mu­lhe­res adul­tas da re­a­le­za.

Na­ruhi­to tem 59 anos de ida­de e é im­pe­ra­dor des­de a meia-noi­te, quan­do en­cer­rou a Era “Hei­sei” (“re­a­li­za­ção da paz”) e co­me­çou a Era “Reiwa” (“be­la har­mo­nia”). Akihi­to, por sua vez, foi im­pe­ra­dor por mais de 30 anos e o pri­mei­ro a ab­di­car ao tro­no em dois sé­cu­los de his­tó­ria da mo­nar­quia ja­po­ne­sa.

| REU­TERS

No­vo im­pe­ra­dor é sau­da­do du­ran­te pos­se, on­tem, em Tó­quio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.