NO OLHO DO FU­RA­CÃO

Trump é hos­ti­li­za­do em El Pa­so e Day­ton, pal­cos dos mas­sa­cres que dei­xa­ram 31 mor­tos no fim de se­ma­na

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Em meio a di­ver­sas crí­ti­cas, o pre­si­den­te Do­nald Trump vi­si­tou os lo­cais dos ti­ro­tei­os em mas­sa em Ohio e no Te­xas que dei­xa­ram 31 mor­tos. An­tes de par­tir pa­ra Day­ton e El Pa­so, o re­pu­bli­ca­no afir­mou que a imi­gra­ção ile­gal é uma “coi­sa ter­rí­vel” pa­ra o país.

Além dis­so, o mag­na­ta des­cre­veu os aten­ta­dos co­mo um “cri­me con­tra to­da a hu­ma­ni­da­de”. Ele tam­bém ne­gou que sua re­tó­ri­ca an­ti-imi­gra­ção te­nha con­tri­buí­do pa­ra os ata­ques.

A che­ga­da do che­fe de es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no foi mar­ca­da por pro­tes­tos no Te­xas. A pa­la­vra de or­dem dos ma­ni­fes­tan­tes era que Trump “não é bem-vin­do”. Além dis­so, o pre­si­den­te é con­si­de­ra­do cul­pa­do, es­pe­ci­al­men­te em El Pa­so, por ter ins­pi­ra­do os mas­sa­cres que atin­gi­ram as co­mu­ni­da­des his­pâ­ni­ca e me­xi­ca­na.

Em 2018, Trump afir­mou que as ca­ra­va­nas que vi­nham da Amé­ri­ca Cen­tral eram uma “in­va­são”. De acor­do com a im­pren­sa nor­te-ame­ri­ca­na, an­tes de co­me­ter o ata­que, o au­tor dos dis­pa­ros de El Pa­so de­nun­ci­ou uma “in­va­são his­pâ­ni­ca” na in­ter­net.

O can­di­da­to de­mo­cra­ta à Ca­sa Bran­ca, Be­to O’Rour­ke, que é na­tu­ral de El Pa­so, tam­bém de­cla­rou pu­bli­ca­men­te que Trump não de­ve­ria vi­si­tar a ci­da­de te­xa­na.

“Não pre­ci­sa­mos de mais di­vi­são. Pre­ci­sa­mos cu­rar. Ele não tem es­pa­ço aqui”, es­cre­veu o em­pre­sá­rio.

O pre­fei­to de El Pa­so, Dee Mar­go, que é re­pu­bli­ca­no, de­cla­rou que é seu “de­ver for­mal” re­ce­ber o pre­si­den­te dos EUA.

Day­ton

Já a de­mo­cra­ta Nan Wha­ley, pre­fei­ta de Day­ton, en­co­ra­jou os mo­ra­do­res da ci­da­de a pro­tes­ta­rem con­tra a vi­si­ta do mag­na­ta. Os ma­ni­fes­tan­tes re­cep­ci­o­na­ram o pre­si­den­te com o ba­lão cha­ma­do “Baby Trump”, que vi­ra­li­zou de­pois de fa­zer par­te dos pro­tes­tos em Lon­dres. O ba­lão é Trump sen­do re­pre­sen­ta­do em uma for­ma de be­bê com uma ex­pres­são de rai­va e ves­tin­do fral­da.

Os mas­sa­cres

No úl­ti­mo sá­ba­do, Pa­trick Cru­sius abriu fo­go con­tra de­ze­nas de pes­so­as em um cen­tro co­mer­ci­al de El Pa­so. Com 20 mor­tos e 26 fe­ri­dos, tra­ta-se de um dos epi­só­di­os mais san­gren­to da his­tó­ria dos EUA. Além do ata­que no Te­xas, um ou­tro ti­ro­teio ocor­reu no país no fim de se­ma­na, em Ohio, com no­ve mor­tos. Os ca­sos re­a­bri­ram a dis­cus­são so­bre a pos­se de ar­ma e so­bre o ra­cis­mo con­tra imi­gran­tes.

Ma­ni­fes­tan­te exi­be car­taz ‘Pre­si­den­te Trump não é bem-vin­do aqui’ em El Pa­so

| S.O./GETTY IMAGES

‘TRUMP, VO­CÊ TEM SANGUE EM SU­AS MÃOS’ Mo­ra­do­res de Day­ton le­vam ‘Baby Trump’ pa­ra re­ce­ber o pre­si­den­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.