Bió­lo­go de SBC pro­cu­ra seu pet: uma co­ru­ja

Do­no es­pa­lha car­ta­zes pe­la ci­da­de em bus­ca da ave, que fu­giu du­ran­te trei­na­men­to

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Um mo­ra­dor de São Ber­nar­do tem es­pa­lhan­do car­ta­zes pe­la ci­da­de à pro­cu­ra de seu bicho de es­ti­ma­ção de­sa­pa­re­ci­do no do­min­go, no Cen­tro. Se­ria uma bus­ca co­mum se não fos­se pe­lo inu­si­ta­do ani­mal: uma co­ru­ja. O do­no ofe­re­ce re­com­pen­sa a quem en­con­trar vi­va a Mor­ga­na - no­me da­do à co­ru­ja - da es­pé­cie suin­da­ra.

Tu­do co­me­çou qu­an­do o do­no da ave, o bió­lo­go ve­te­ri­ná­rio Antô­nio Fer­nan­do Al­ves da Silva, 43 anos, trei­na­va o ani­mal em sua ca­sa. “No tér­mi­no, en­quan­to eu a es­ta­va le­van­do ao vi­vei­ro, ela es­ca­pou da mi­nha lu­va e saiu vo­an­do”, afir­ma.

Al­ves con­ta que, co­mo a ave foi cri­a­da em vi­vei­ro, ela não de­sen­vol­veu ha­bi­li­da­de na­tu­ral de ca­ça, po­den­do ter di­fi­cul­da­des na na­tu­re­za. “Ela po­de até ca­çar, mas de­mo­ra­ria mui­to tem­po. Eu não sei se ela so­bre­vi­ve­ria. Ela não co­me qual­quer coi­sa”, afir­ma.

A pai­xão por aves

Bió­lo­go ve­te­ri­ná­rio, Al­ves con­ta que sem­pre tra­ba­lhou com es­se ti­po de ave e de­se­ja­va ter uma. “As pes­so­as pen­sam que bicho de es­ti­ma­ção é só ca­chor­ro e ga­to; e não é as­sim”, diz.

A Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de In­fra­es­tru­tu­ra e Meio Am­bi­en­te afir­ma que é pos­sí­vel cri­ar ani­mais sil­ves­tres em ca­sa, co­mo a co­ru­ja, des­de que ela es­te­ja cer­ti­fi­ca­da. Al­ves tem es­sa au­to­ri­za­ção eo Me­tro Jor­nal te­ve aces­so ao do­cu­men­to, emi­ti­do pe­lo Iba­ma. Pro­cu­ra­da, a Pre­fei­tu­ra de São Ber­nar­do con­fir­mou a li­cen­ça e dis­se que a Guar­da Am­bi­en­tal tem au­xi­li­a­do nas bus­cas.

Co­mo de­vol­ver

Al­ves con­ta que, em­bo­ra a ave se­ja man­sa, não é re­co­men­da­do que a ten­tem cap­tu­rar. “Ela fu­gi­ria”, afir­ma.

Quem en­con­trá-la, de­ve li­gar pa­ra a Guar­da Am­bi­en­tal de São Ber­nar­do, no te­le­fo­ne (11) 4101-6807 ou no te­le­fo­ne pes­so­al de Al­ves: (11) 97263-0951.

O bió­lo­go ofe­re­ce re­com­pen­sa - não in­for­ma­da -a quem en­con­trá-la vi­va. “Só quem já per­deu um bicho que gos­ta mui­to sa­be o so­fri­men­to que é. To­do mun­do ti­nha um ca­ri­nho por ela”, fi­na­li­za.

AR­QUI­VO PES­SO­AL

Mor­ga­na sem­pre foi cri­a­da em ca­ti­vei­ro

DI­VUL­GA­ÇÃO | VA­NES­SA SELICANI/ME­TRO

O car­taz que foi co­la­do em di­ver­sos lo­cais de São Ber­nar­do Mor­ga­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.