Mu­seu Na­ci­o­nal mi­ra o re­nas­ci­men­to

De­sa­len­to dá lu­gar ao oti­mis­mo pe­la re­cu­pe­ra­ção 1 ano após in­cên­dio

Metro Brazil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA - ILAN PELLENBERG/FRAMEPHOTO/FOLHAPRESS

Quan­do um in­cên­dio de pro­por­ções épi­cas atin­giu o pré­dio his­tó­ri­co do Mu­seu Na­ci­o­nal do Rio de Ja­nei­ro, no dia 2 de se­tem­bro de 2018, hou­ve gran­de co­mo­ção no mun­do. O sen­ti­men­to glo­bal era mais do que jus­ti­fi­cá­vel, pois as cha­mas que na­que­le dia cau­sa­ram a mai­or tra­gé­dia mu­se­o­ló­gi­ca do Brasil, des­truí­ram, se­gun­do da­dos de es­pe­ci­a­lis­tas, pe­lo me­nos 80% dos 20 mi­lhões de itens que fa­zi­am par­te dos ar­qui­vos da ins­ti­tui­ção – uma das mais im­por­tan­tes da Amé­ri­ca La­ti­na nas áre­as de ci­ên­ci­as na­tu­rais e an­tro­po­ló­gi­cas.

Ho­je, exa­ta­men­te um ano após o de­sas­tre, o cli­ma so­bre o fu­tu­ro do mu­seu mu­dou de to­tal de­sa­len­to pa­ra al­gum oti­mis­mo. É que o tra­ba­lho de res­tau­ra­ção tem avan­ça­do e o lo­cal se pre­pa­ra

pa­ra re­a­brir al­gu­mas de su­as sa­las ao pú­bli­co já em 2022 – bem a tem­po de co­me­mo­rar o bi­cen­te­ná­rio da In­de­pen­dên­cia. Pe­lo me­nos es­sa é a pre­vi­são do di­re­tor da ins­ti­tui­ção, Ale­xan­der Kell­ner, que fez o anún­cio du­ran­te reu­nião que de­ta­lhou o pro­ces­so de re­cons­tru­ção do pré­dio na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra.

Se­gun­do Kell­ner, a ex­pec­ta­ti­va é de que as obras de re­cons­tru­ção da fa­cha­da e do te­lha­do co­me­cem ain­da nes­te mês e que to­da a re­cu­pe­ra­ção do pré­dio his­tó­ri­co fi­que pron­ta em 2025. “É fun­da­men­tal que o Mu­seu Na­ci­o­nal con­si­ga vol­tar a ope­rar, con­si­ga fa­zer as su­as ex­po­si­ções. Te­mos que vi­rar a pá­gi­na por­que ago­ra, que­ren­do ou não, te­mos uma ex­cep­ci­o­nal opor­tu­ni­da­de de mos­trar pa­ra o mun­do que po­de­mos fa­zer di­fe­ren­te”, afir­mou o di­re­tor.

Apoio in­ter­na­ci­o­nal

Em­bo­ra gran­de par­te do di­nhei­ro pa­ra as obras de re­cons­tru­ção te­nha vin­do do go­ver­no fe­de­ral – cer­ca de R$ 16 mi­lhões –, au­to­ri­da­des in­ter­na­ci­o­nais tam­bém con­tri­buí­ram com do­a­ções ge­ne­ro­sas. A aju­da mais subs­tan­ci­o­sa veio da Ale­ma­nha: um to­tal de 230 mil eu­ros (cer­ca de R$ 1 mi­lhão). A Itá­lia é ou­tro país que co­la­bo­ra pa­ra a re­cu­pe­ra­ção do acer­vo tan­to por meio de tra­ba­lho téc­ni­co quan­to com o em­prés­ti­mo de cer­ca de 2 mil pe­ças pa­ra o Mu­seu

Na­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.