Saú­de. Pla­nos são sus­pen­sos por con­ta de re­cla­ma­ções de usuá­ri­os

Metro Brasil (ABC) - - ECONOMIA -

A ANS ( Agên­cia Na­ci­o­nal de Saú­de Su­ple­men­tar) sus­pen­deu a ven­da de 51 pla­nos de saú­de ofe­re­ci­dos por dez ope­ra­do­ras. A me­di­da pas­sa a va­ler a par­tir da pró­xi­ma sex­ta-fei­ra.

A agên­cia diz que ela é mo­ti­va­da por re­cla­ma­ções en­vi­a­das pe­los con­su­mi­do­res nos me­ses de abril, maio e ju­nho. Fo­ram re­la­ta­das ne­ga­ti­vas de co­ber­tu­ras e des­cum­pri­men­tos dos pra­zos má­xi­mos pa­ra re­a­li­za­ção de con­sul­tas, exa­mes e ci­rur­gi­as.

A aná­li­se das quei­xas é re­a­li­za­da pe­lo pro­gra­ma de mo­ni­to­ra­men­to da ga­ran­tia de aten­di­men­to. O ob­je­ti­vo é exi­gir que as ope­ra­do­ras as­se­gu­rem aos usuá­ri­os o aces­so aos pro­ce­di­men­tos pre­vis­tos em con­tra­to.

Pa­ra que a co­mer­ci­a­li­za­ção pos­sa ser re­to­ma­da, se­rá pre­ci­so me­lho­rar a qua­li­da­de do ser­vi­ço pa­ra as 278,6 mil pes­so­as vin­cu­la­das atu­al­men­te aos 51 pla­nos. No­vos cli­en­tes não po­de­rão ser acei­tos en­quan­to a ANS man­ter a sus­pen­são.

A Age­med e a AMI (As

“É uma me­di­da im­por­tan­te pa­ra pro­te­ger quem já es­tá no pla­no, além de obri­gar a ope­ra­do­ra a qua­li­fi­car a as­sis­tên­cia pres­ta­da.”

RO­GÉ­RIO SCARABEL, DI­RE­TOR DE NOR­MAS E HABILITAÇíO DOS PRO­DU­TOS DA ANS

sis­tên­cia Mé­di­ca In­fan­til) são as du­as ope­ra­do­ras mais afe­ta­das. Ca­da uma fi­ca­rá im­pe­di­da de co­mer­ci­a­li­zar 14 pla­nos.

A ANS, no en­tan­to, li­be­rou a ven­da de 28 pla­nos de saú­de de 11 ope­ra­do­ras. Eles ha­vi­am si­do sus­pen­sos em ava­li­a­ções an­te­ri­o­res do pro­gra­ma de mo­ni­to­ra­men­to.

A lis­ta com­ple­ta dos pla­nos li­be­ra­dos e sus­pen­sos es­tá dis­po­ní­vel no si­te da agên­cia www.ans.gov.br. Tam­bém é pos­sí­vel con­sul­tar in­for­ma­ções do mo­ni­to­ra­men­to de ca­da ope­ra­do­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.