Ban­cos têm de man­ter aten­di­men­to pre­sen­ci­al

Re­so­lu­ção do BC pu­bli­ca­da on­tem no Diá­rio Ofi­ci­al da União im­pe­de que ins­ti­tui­ções ope­rem so­men­te por ca­nais ele­trô­ni­cos

Metro Brasil (ABC) - - ECONOMIA - Leia mais no

Os ban­cos não po­de­rão dei­xar de aten­der cli­en­tes pre­sen­ci­al­men­te, nas agên­ci­as, mes­mo quan­do o aten­di­men­to es­ti­ver dis­po­ní­vel em ou­tros ca­nais, co­mo cai­xas ele­trô­ni­cos e in­ter­net. A de­ter­mi­na­ção é do BC (Ban­co Cen­tral), que pu­bli­cou on­tem a re­so­lu­ção nº 4.746 no Diá­rio Ofi­ci­al da União.

De acor­do com a re­so­lu­ção, é “ve­da­do às ins­ti­tui­ções im­pe­dir o aces­so, re­cu­sar, di­fi­cul­tar ou im­por res­tri­ção ao aten­di­men­to pre­sen­ci­al em su­as de­pen­dên­ci­as, in­clu­si­ve em gui­chês de cai­xa, a cli­en­tes ou usuá­ri­os de pro­du­tos e de ser­vi­ços, mes­mo quan­do dis­po­ní­vel o aten­di­men­to em ou­tros ca­nais”.

A re­so­lu­ção de­ter­mi­na

ain­da que “é ve­da­da a im­po­si­ção de res­tri­ções quan­to à quan­ti­da­de de do­cu­men­tos, de tran­sa­ções ou de ope­ra­ções por pes­soa, bem co­mo em re­la­ção a mon­tan­te má­xi­mo ou mí­ni­mo a ser pa­go ou re­ce­bi­do ou ain­da quan­to à fa­cul­da­de de o cli­en­te ou o usuá­rio op­tar por pa­ga­men­tos em es­pé­cie”.

Se­gun­do a re­so­lu­ção, as co­o­pe­ra­ti­vas de cré­di­to de­vem in­for­mar em su­as de­pen­dên­ci­as, “em lo­cal vi­sí­vel e em for­ma­to le­gí­vel, se re­a­li­zam aten­di­men­to a não as­so­ci­a­dos e quais os ser­vi­ços dis­po­ni­bi­li­za­dos”.

Em no­ta, a Fe­bra­ban (Fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Ban­cos) in­for­mou que a re­so­lu­ção es­ta­be­le­ce no­vas re­gras pa­ra a for­ma co­mo as ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras de­vem co­mu­ni­car seus cli­en­tes so­bre os ca­sos em que o aten­di­men­to pre­sen­ci­al não é re­a­li­za­do na­que­le pos­to de aten­di­men­to. “Os ban­cos es­tão tra­ba­lhan­do pa­ra se ade­quar às no­vas re­gras no me­nor tem­po pos­sí­vel”, diz a no­ta da Fe­bra­ban.

| LUIZ CAR­LOS MURAUSKAS/FOLHAPRESS

Cli­en­te sen­do aten­di­da em agên­cia ban­cá­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.