Bo­ris per­de mai­o­ria; Bre­xit ‘du­ro’ ba­lan­ça

De­pu­ta­dos go­ver­nis­tas se re­be­lam e ame­a­çam os pla­nos do pre­miê

Metro Brazil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Em mais um dia de­ci­si­vo pa­ra o fu­tu­ro do bre­xit, o pri­mei­ro-mi­nis­tro do Rei­no Uni­do, Bo­ris John­son, viu on­tem sua ba­se par­ti­dá­ria ra­char e apoi­ar a ini­ci­a­ti­va da opo­si­ção pa­ra as­su­mir a agen­da par­la­men­tar. O pró­xi­mo pas­so é vo­tar ho­je com ur­gên­cia pro­je­to de lei que im­pe­de a saí­da da União Eu­ro­peia sem acor­do no dia 31 de ou­tu­bro.

Fo­ram 328 vo­tos a fa­vor e 301 con­tra a me­di­da. O nú­me­ro in­di­ca que 21 de­pu­ta­dos do Par­ti­do Con­ser­va­dor se re­be­la­ram e vo­ta­ram ao la­do dos Tra­ba­lhis­tas, mes­mo sob a ame­a­ça de re­ta­li­a­ções por par­te de John­son.

O pre­mi­er re­a­li­zou ma­no­bra ou­sa­da na se­ma­na pas­sa­da, ao con­se­guir apoio da rai­nha Eli­za­beth 2a pa­ra sus­pen­der as ati­vi­da­des do Par­la­men­to en­tre os di­as 9 e 12 de se­tem­bro e 14 de ou­tu­bro. O ob­je­ti­vo era li­mi­tar as ma­no­bras da opo­si­ção pa­ra im­pe­dir que John­son con­clua o bre­xit na da­ta fi­nal, 31 de ou­tu­bro, mes­mo sem acor­do de tran­si­ção com o blo­co econô­mi­co.

Mas a me­di­da foi re­ce­bi­da co­mo ato de cen­su­ra mes­mo en­tre in­te­gran­tes de sua ba­se po­lí­ti­ca.

O pre­mi­er ame­a­ça ago­ra con­vo­car no­vas elei­ções ca­so o pro­je­to de lei que im­pe­ça seu pla­no se­ja apro­va­do. “Que não ha­ja dú­vi­das so­bre as con­sequên­ci­as da vo­ta­ção des­ta noi­te”, dis­se após o re­sul­ta­do. “O Par­la­men­to es­tá à bei­ra de des­truir qual­quer acor­do que pos­sa­mos al­can­çar com Bru­xe­las [ca­pi­tal da UE]. Is­so irá sig­ni­fi­car mais es­tre­me­ci­men­to e mais atra­so. O po­vo des­se país te­rá de es­co­lher.”

Mas a con­vo­ca­ção de elei­ções an­te­ci­pa­das po­de es­bar­rar na ne­ces­si­da­de de aval de dois ter­ços dos par­la­men­ta­res.

O plei­to ge­ral ocor­re a ca­da cin­co anos e o pró­xi­mo es­tá mar­ca­do ofi­ci­al­men­te pa­ra 2022. No en­tan­to, a elei­ção po­de ser an­te­ci­pa­da se hou­ver apoio de dois ter­ços dos mem­bros do Par­la­men­to, que tem 650 cadeiras. A vo­ta­ção fo­ra de épo­ca tam­bém ocor­re com uma mo­ção de des­con­fi­an­ça con­tra o pre­miê e se em 14 di­as não hou­ver acor­do pa­ra a for­ma­ção de no­vo go­ver­no.

Se adi­a­do, o pra­zo pa­ra o bre­xit de­ve ser es­ten­di­do até o fim de ja­nei­ro de 2020. A saí­da do Rei­no Uni­do da UE foi apro­va­da em ple­bis­ci­to em 2016, com 52% dos vo­tos. Um dos mai­o­res en­tra­ves atu­al­men­te pa­ra o acor­do se­ria o re­tor­no da fron­tei­ra en­tre a Ir­lan­da, que faz par­te da UE, e a Ir­lan­da do Nor­te, in­te­gran­te do Rei­no Uni­do.

Ma­ni­fes­tan­te con­tra a se­pa­ra­ção; gru­pos se con­cen­tram em Lon­dres

| FO­TOS: PETER SUMMERS/GETTY IMAGES

Mu­lher em apoio ao Bre­xit

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.