Ca­sos de den­gue so­bem mes­mo no frio

É du­ran­te es­se pe­río­do que o mos­qui­to eclo­de seus ovos, bo­ta­dos no ve­rão

Metro Brasil (ABC) - - FOCO -

En­ga­na-se quem pen­sa que a pre­ven­ção con­tra o Ae­des aegyp­ti, trans­mis­sor da den­gue, de­ve ser fei­ta ape­nas no ve­rão. Mes­mo com o cli­ma frio, que des­fa­vo­re­ce o ci­clo do mos­qui­to, o ABC ain­da tem re­gis­tra­do ocor­rên­ci­as.

Em San­to An­dré, fo­ram 200 ca­sos au­tóc­to­nes (quan­do a trans­mis­são ocor­re no mu­ni­cí­pio) de ja­nei­ro a maio. De ju­nho a agos­to, quan­do o frio é o cli­ma pre­do­mi­nan­te, fo­ram re­gis­tra­dos mais 36. São Ber­nar­do con­fir­mou 288 ca­sos até maio. Nos três me­ses se­guin­tes, a pre­fei­tu­ra no­ti­fi­cou mais 34. São Ca­e­ta­no re­gis­trou 20 mo­ra­do­res com a do­en­ça até maio, sem no­vas no­ti­fi­ca­ções nos me­ses se­guin­tes. O pi­co no ABC nes­te ano ocor­reu em maio.

A ex­plo­são de ca­sos da do­en­ça se re­pe­te na ca­pi­tal, que tem 15,7 mil ca­sos até ju­lho. Des­te to­tal, 1.700 fo­ram re­gis­tra­dos já no frio. Em­bo­ra 2019 apre­sen­te mais ca­sos que no ano pas­sa­do, a Se­cre­ta­ria de Saú­de da ca­pi­tal diz que a epi­de­mia ocor­re em ci­clos, in­ter­ca­lan­do em pe­río­dos, e que 2018 não foi epi­dê­mi­co.

O frio aju­da o mos­qui­to?

É no frio que os ovos bo­ta­dos no ve­rão eclo­dem, diz a pro­fes­so­ra de en­fer­ma­gem da Uni­ver­si­da­de de São Ca­e­ta­no, So­lan­ge Mad­ja­roff. Os ovos re­sis­tem 450 di­as em am­bi­en­tes se­cos. So­lan­ge diz que a po­pu­la­ção “bai­xa a gu­ar­da no in­ver­no”, e que a me­lhor for­ma de com­ba­ter é pre­ve­nir.

Ti­pos de ví­rus

Há qua­tro: os so­ro­ti­pos iden­ti­fi­ca­dos co­mo

e Na epi­de­mia de 2015, 90% dos ca­sos iden­ti­fi­ca­dos eram do ti­po 1

2, 3 4. 1, Sin­to­mas

Fe­bre al­ta (mai­or que 38,50C), que co­me­ça de ma­nei­ra abrup­ta Do­res mus­cu­la­res in­ten­sas Dor de ca­be­ça e nos olhos Mal es­tar, náu­sea e vô­mi­tos Fal­ta de ape­ti­te Man­chas ver­me­lhas no cor­po

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.