Nú­me­ro de mor­tos so­be em meio a des­trui­ção

Fu­ra­cão Do­ri­an. Ao me­nos 23 cor­pos fo­ram en­con­tra­dos nas Baha­mas

Metro Brasil (ABC) - - MUNDO -

Após qua­se qua­tro di­as de chu­vas e ven­tos intensos pro­vo­ca­dos pe­lo fu­ra­cão Do­ri­an, o go­ver­no das Baha­mas ten­ta ago­ra en­con­trar ví­ti­mas e le­var aju­da a mo­ra­do­res que es­ta­vam iso­la­dos nas ilhas Ába­co, ao nor­te do país.

O nú­me­ro de mor­tos sal­tou on­tem pa­ra 23. Mas a agên­cia de no­tí­ci­as lo­cal Baha­mas Press afir­ma que há pi­lhas de cor­pos ao lon­go das es­tra­das aguar­dan­do pe­lo res­ga­te. O mi­nis­tro da Saú­de, Du­a­ne Sands, dis­se on­tem que o res­ga­te ape­nas te­ve iní­cio. “O pú­bli­co pre­ci­sa se pre­pa­rar pa­ra in­for­ma­ções ini­ma­gi­ná­veis so­bre o nú­me­ro de mor­tos e so­fri­men­to hu­ma­no.”

A gran­de quan­ti­da­de de ví­ti­mas, que po­de che­gar a 200, de acor­do com a Baha­mas Press, tor­na as con­di­ções sa­ni­tá­ri­as pre­cá­ri­as em Ába­co. A si­tu­a­ção pi­o­ra sem água, ener­gia elé­tri­ca ou co­mi­da. A ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das) es­ti­ma que ao me­nos 76 mil pes­so­as te­nham si­do afe­ta­das no país e li­be­rou US$ 1 mi­lhão (cer­ca de R$ 4,1 mi­lhões) pa­ra le­var ali­men­tos, água, bar­ra­cas e me­di­ca­men­tos pa­ra as Baha­mas.

A pas­sa­gem de Do­ri­an pe­las ilhas ca­ri­be­nhas te­ve iní­cio com o fu­ra­cão clas­si­fi­ca­do em ní­vel 5, o mai­or pa­ra o fenô­me­no na­tu­ral, o que trou­xe ven­tos de até 300 km/h. A ex­pec­ta­ti­va era que ele cau­sas­se des­trui­ção tam­bém na cos­ta nor­te-ame­ri­ca­na. Mas Do­ri­an fi­cou pra­ti­ca­men­te es­ta­ci­o­na­do nos úl­ti­mos qua­tro di­as e se apro­xi­mou dos EUA já com for­ça re­du­zi­da. Clas­si­fi­ca­do na ca­te­go­ria 2, ele tra­zia re­fle­xos on­tem pa­ra as Ca­ro­li­nas do Sul e do Nor­te, que re­gis­tra­ram chu­vas e ven­tos, mas sem gran­des es­tra­gos. Um ido­so mor­reu ao cair da es­ca­da quan­do pro­te­gia sua ca­sa pa­ra a pas­sa­gem de Do­ri­an na re­gião.

Ní­vel da água mais bai­xo per­mi­te ver es­tra­gos em Marsh Har­bor, em Ába­co

| FO­TOS: JOSE JIMENEZ/GETTY IMAGES

Ca­sas des­truí­das nas ilhas Ába­co

Trump O pre­si­den­te Do­nald ao en­trou em no­va po­lê­mi­ca fei­ra re­a­fir­mar na quar­ta- afe­tar o que Do­ri­an po­de­ria pe­los Ala­ba­ma, fa­to ne­ga­do . Des­ta vez, me­te­o­ro­lo­gis­tas com ele apre­sen­tou ma­pa pro­var re­mar­ca­ções pa­ra sua te­se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.