Va­ci­na. Fa­ce­bo­ok vai di­re­ci­o­nar bus­cas pa­ra OMS

Metro Brazil (ABC) - - MUNDO -

A OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de) co­mu­ni­cou on­tem ter che­ga­do a um acor­do com o Fa­ce­bo­ok pa­ra di­re­ci­o­nar bus­cas re­a­li­za­das pe­los usuá­ri­os na re­de so­ci­al so­bre va­ci­nas pa­ra in­for­ma­ções se­gu­ras dos si­tes da or­ga­ni­za­ção. A me­di­da va­le tam­bém pa­ra o Ins­ta­gram.

“A de­sin­for­ma­ção da va­ci­na é uma gran­de ame­a­ça à saú­de glo­bal que po­de re­ver­ter dé­ca­das de pro­gres­so fei­to no com­ba­te a do­en­ças evi­tá­veis”, dis­se o di­re­tor-ge­ral da OMS, Te­dros Adha­nom Ghe­breye­sus, em co­mu­ni­ca­do ofi­ci­al.

A dis­se­mi­na­ção de no­tí­ci­as fal­sas so­bre as va­ci­nas, co­mo a pos­si­bi­li­da­de de ad­qui­rir do­en­ças na imu­ni­za­ção ou au­men­tar as chan­ces de au­tis­mo, é apon­ta­da pe­la OMS co­mo um dos mo­ti­vos pa­ra o re­tor­no de

“As or­ga­ni­za­ções di­gi­tais têm res­pon­sa­bi­li­da­de com seus usuá­ri­os pa­ra ga­ran­tir que eles pos­sam aces­sar fa­tos so­bre va­ci­nas e saú­de.”

TE­DROS ADHA­NOM GHE­BREYE­SUS, DI­RE­TOR-GE­RAL DA OMS

do­en­ças co­mo o sa­ram­po no mun­do. Ape­sar de ser evi­tá­vel com a va­ci­na­ção, os ca­sos tri­pli­ca­ram nes­te ano. De acor­do com a OMS, é o mai­or nú­me­ro de in­fec­ta­dos des­de 2006, com to­tal de 364.808 em 182 paí­ses des­de o iní­cio do ano.

Em mar­ço, o Fa­ce­bo­ok já ha­via se com­pro­me­ti­do a re­mo­ver gru­pos e pá­gi­nas que com­par­ti­lham in­for­ma­ções fal­sas so­bre me­di­ca­men­tos e va­ci­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.