Con­su­mi­dor de­ve es­tar aten­to na Se­ma­na do Brasil

Ór­gão dá di­cas pa­ra qu­em quer apro­vei­tar as ofer­tas do pe­río­do sem ris­co de se tor­nar ví­ti­ma de uma ci­la­da, na lo­ja ou on­li­ne

Metro Brazil (ABC) - - ECONOMIA - Leia mais no www.me­tro­jor­nal.com.br

Foi aber­ta na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra e se­gue até o pró­xi­mo do­min­go a Se­ma­na do Brasil, ini­ci­a­ti­va do go­ver­no fe­de­ral pa­ra ten­tar atin­gir dois al­vos com um dis­pa­ro só: aque­cer as ven­das do co­mér­cio no mês de se­tem­bro, que nor­mal­men­te apre­sen­ta fra­co vo­lu­me no va­re­jo, e, de que­bra, des­per­tar o pa­tri­o­tis­mo dos bra­si­lei­ros usan­do co­mo mo­te o dia da In­de­pen­dên­cia, co­me­mo­ra­do nes­te mês.

A ini­ci­a­ti­va tem co­mo mo­te “Va­mos va­lo­ri­zar o que é nos­so” e é ins­pi­ra­da em cam­pa­nhas de va­re­jo de ou­tros paí­ses, co­mo os EUA, que cos­tu­mam re­a­li­zar pro­mo­ções em fe­ri­a­dos na­ci­o­nais. A pro­pos­ta pre­ten­de ge­rar um am­bi­en­te de mai­or con­fi­an­ça em 2019.

Cer­ca de 4.700 em­pre­sas e en­ti­da­des se mo­bi­li­za­ram pa­ra par­ti­ci­par da cam­pa­nha ofe­re­cen­do des­con­tos e pro­mo­ções aos con­su­mi­do­res que, em al­guns ca­sos, po­dem che­gar a 80%, anun­ci­a­ram al­gu­mas de­las. Se­gun­do o Pro­con-SP, si­tu­a­ções co­mo es­ta exi­gem cau­te­la re­do­bra­da do con­su­mi­dor.

Pa­ra ga­ran­tir com­pras “re­al­men­te van­ta­jo­sas”, diz o Pro­con, é pre­ci­so, en­tre ou­tros cui­da­dos, es­tar aten­to às con­di­ções do pro­du­to, a pra­zos de tro­ca e, prin­ci­pal­men­te, aos di­rei­tos que to­dos têm de de­vol­ver a com­pra em ca­so de al­gu­ma não con­for­mi­da­de. Ve­ja qua­dro ao la­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.