Mai­o­ria das ví­ti­mas de estupro tem até 13 anos

Le­van­ta­men­to mos­tra ain­da que es­tu­pra­dor é, na mai­or parte dos ca­sos, al­guém co­nhe­ci­do; mor­tes violentas caí­ram 10% em 2018

Metro Brazil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA - FABÍOLA SALANI ME­TRO SÃO PAU­LO

Da­dos do Anuá­rio Bra­si­lei­ro de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca di­vul­ga­dos on­tem re­ve­lam que qua­tro me­ni­nas de até 13 anos são es­tu­pra­das a ca­da ho­ra no país. Mais da me­ta­de –53,8%– das ví­ti­mas fe­mi­ni­nas de estupro em 2017 e 2018 eram me­ni­nas des­sa ida­de. E três a ca­da qua­tro são co­me­ti­dos por pes­so­as co­nhe­ci­das da ví­ti­ma.

No ano pas­sa­do, o to­tal de es­tu­pros foi de 66.041, uma al­ta de 4,5% em re­la­ção a 2017 e o mai­or nú­me­ro des­de 2009, qu­an­do a de­fi­ni­ção do cri­me foi mu­da­da na le­gis­la­ção. O le­van­ta­men­to foi fei­to pe­lo Fó­rum Bra­si­lei­ro de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca.

Para Ra­fa­el Al­ca­di­pa­ni, 42 anos, mem­bro do fó­rum, a de­pu­ra­ção dos da­dos fei­ta nes­te ano, tra­çan­do o per­fil das ví­ti­mas, per­mi­te vi­su­a­li­zar um qua­dro mais com­ple­to do que está acon­te­cen­do.

“A ideia que a gen­te tem de co­mo vai acon­te­cer um estupro, um es­tra­nho vem e ata­ca uma mo­ça na rua, não cor­res­pon­de à mai­o­ria dos ca­sos”, afir­mou.

O re­tra­to for­ma­do a par­tir dos da­dos de­ta­lha­dos mos­tra uma si­tu­a­ção opos­ta: a mai­o­ria dos ca­sos acon­te­ce com cri­an­ças, den­tro de ca­sa e o agres­sor é co­nhe­ci­do. “Po­de ser al­guém em quem a ví­ti­ma ou sua fa­mí­lia con­fia e acha que não vai ter es­se ti­po de pro­ble­ma”, dis­se o es­pe­ci­a­lis­ta. Para ele, criança po­de até não per­ce­ber que está sen­do ví­ti­ma de vi­o­lên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.