Is­ra­el. Ne­tanyahu quer ane­xar parte da Cis­jor­dâ­nia

Metro Brasil (ABC) - - MUNDO -

A uma se­ma­na das elei­ções le­gis­la­ti­vas em Is­ra­el, o pri­mei­ro-mi­nis­tro Ben­ja­min Ne­tanyahu pro­me­teu on­tem ane­xar o va­le do rio Jor­dão, que ocu­pa mais de 25% da Cis­jor­dâ­nia, e to­das as colô­ni­as ju­dai­cas no ter­ri­tó­rio.

Dis­pu­tan­do vo­to a vo­to com a co­a­li­zão cen­tris­ta Azul e Bran­co, o pre­miê en­du­re­ceu o dis­cur­so para con­so­li­dar o apoio do elei­to­ra­do de ex­tre­ma di­rei­ta. “Nun­ca um pri­mei­ro-mi­nis­tro de Is­ra­el propôs fa­zer is­so”, dis­se.

Se­gun­do Ne­tanyahu, es­sa ex­ten­são acon­te­ce­rá “em co­or­de­na­ção com os Es­ta­dos Uni­dos”, após o pre­si­den­te Do­nald Trump “apre­sen­tar seu pla­no de paz”.

O projeto ame­ri­ca­no de­ve ser di­vul­ga­do al­guns di­as após as elei­ções is­ra­e­len­ses, mar­ca­das para o pró­xi­mo dia 17. A pro­mes­sa de ane­xar parte da Cis­jor­dâ­nia pro­vo­cou re­a­ções no mun­do ára­be, a co­me­çar pe­la Pa­les­ti­na, cu­jo pri­mei­ro-mi­nis­tro, Moham­mad Sh­tayyeh, acusou Ne­tanyahu de ser um “des­trui­dor do pro­ces­so de paz”.

| AMIR LEVY/GETTY IMAGES

Pre­miê na apre­sen­ta­ção on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.