Sem acor­do. Bre­xit tra­ria atra­sos e ca­os em fron­tei­ras

Metro Brazil (ABC) - - { MUNDO} -

Do­cu­men­tos se­cre­tos que o go­ver­no do Rei­no Uni­do foi obri­ga­do a di­vul­gar após apro­va­ção de lei nes­ta se­ma­na mos­tram ce­ná­rio de ca­os em ca­so de bre­xit sem acor­do, com de­mo­ra na li­be­ra­ção de ca­mi­nhões nas fron­tei­ras. As prin­ci­pais con­sequên­ci­as se­ri­am fal­ta de ali­men­tos e me­di­ca­men­tos e au­men­to dos pre­ços. Os de­ta­lhes fo­ram di­vul­ga­dos on­tem pe­lo jor­nal bri­tâ­ni­co The Gu­ar­di­an.

O do­cu­men­to diz que até 85% dos ca­mi­nhões que cru­zam o ca­nal não es­tão pron­tos pa­ra um no­vo re­gi­me adu­a­nei­ro fran­cês. “Não ha­ve­rá es­cas­sez ge­ral de ali­men­tos no Rei­no Uni­do, mas se re­du­zi­rá a dis­po­ni­bi­li­da­de e a es­co­lha de pro­du­tos e os pre­ços au­men­ta­rão, o que po­de­ria im­pac­tar gru­pos vul­ne­rá­veis.”

A rai­nha Eli­za­beth 2a san­ci­o­nou nes­ta se­ma­na lei apro­va­da pe­lo Par­la­men­to que obri­ga­da o pri­mei­ro-mi­nis­tro Bo­ris John­son a so­li­ci­tar mais pra­zo à União Eu­ro­peia ca­so não se al­can­ce um acor­do até o pra­zo fi­nal, 31 de ou­tu­bro.

Sus­pen­são

Um tri­bu­nal de ape­la­ções na Es­có­cia de­cla­rou on­tem co­mo “ile­gal” a de­ci­são do pre­miê em sus­pen­der os tra­ba­lhos no Par­la­men­to du­ran­te cin­co se­ma­nas até 14 de ou­tu­bro. Em co­mu­ni­ca­do, o go­ver­no do Rei­no Uni­do anun­ci­ou que vai re­cor­rer ao Su­pre­mo Tri­bu­nal do país.

As ati­vi­da­des par­la­men­ta­res fo­ram pa­ra­li­sa­das na ma­dru­ga­da de ter­ça-fei­ra. Opo­si­to­res de­nun­ci­am a me­di­da co­mo ten­ta­ti­va de atar as mãos dos le­gis­la­do­res con­tra um bre­xit sem acor­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.