Amazô­nia. In­di­ca­do pa­ra ONU mi­ni­mi­za in­cên­di­os

Metro Brazil (ABC) - - MUNDO -

A Co­mis­são de Re­la­ções Ex­te­ri­o­res apro­vou on­tem a in­di­ca­ção do di­plo­ma­ta Ronaldo Costa Fi­lho pa­ra a che­fia da re­pre­sen­ta­ção bra­si­lei­ra na ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das). Du­ran­te a sa­ba­ti­na, Costa Fi­lho foi ques­ti­o­na­do so­bre co­mo o país de­ve li­dar na ges­tão das qu­ei­ma­das na Amazô­nia jun­to à ONU.

“Não há ne­nhum da­do sé­rio in­di­can­do que o que ocor­reu es­te ano es­te­ja fo­ra de um pa­drão re­cor­ren­te. Es­tes nú­me­ros so­bem ou ca­em, mas se vo­cê ana­li­sa em lon­go pra­zo, fi­ca cla­ro que o des­ma­ta­men­to vem di­mi­nuin­do. As qu­ei­ma­das fo­ram mais in­ten­sas ago­ra, mas é bom lem­brar que na Áfri­ca e na Rús­sia tam­bém. Es­tas qu­ei­ma­das são cau­sa ou con­sequên­cia do aque­ci­men­to glo­bal?”

Costa Fi­lho cri­ti­cou o pro­te­ci­o­nis­mo eu­ro­peu na agri­cul­tu­ra. Ele che­fi­ou a de­le­ga­ção bra­si­lei­ra de 2011 a 2018 no acor­do Mer­co­sul-União Eu­ro­peia e dis­se que to­das as ve­zes em que as ne­go­ci­a­ções avan­ça­vam, sur­gi­am de­nún­ci­as so­bre des­ma­ta­men­to no Bra­sil. A aná­li­se da in­di­ca­ção de Costa Fi­lho se­gue ago­ra pa­ra o Ple­ná­rio do Se­na­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.